Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 20 de julho de 2010

Cabral e os "30 anos de destruição" da educação

Do Blog do Thiago Ferrugem, extraí este comentário que considerei  importante importar:

"Quando eu achava que não podia mais esperar nada que viesse de Cabral, eis que me deparo com esta notícia da edição digital de O GLOBO. “Cabral atribui fracasso dos colégios estaduais fluminenses no Enem a ’30 anos de destruição’ da rede de ensino”.
Cabral tenta com esta frase justificar o fracasso das escolas públicas do Rio de Janeiro na prova do ENEM jogando a culpa nos governos anteriores. Não seja besta Cabral.
Nos últimos 30 anos nós tivemos grandes estadistas que investiram pesado na educação, cito como exemplo Leonel de Moura Brizola, que junto com Darcy Ribeiro implementou os CIEP’s, que davam educação de qualidade em tempo integral e foram modelos de gestão educacional em vários lugares do Brasil e do mundo, sem falar na implementação da UENF.

Outro exemplo latente foi Anthony Garotinho e conseqüentemente Rosinha Garotinho. Quando Garotinho assumiu o Estado o número de alunos matriculados no ensino técnico era de 42.000, ao deixar o governo este número foi multiplicado por 11, Garotinho e Rosinha reformaram centenas de escolas em todo o Estado, só em campos foram mais de 15, enquanto Cabral só reformou 1 escola e ainda por cima foram os alunos que tiveram que entrar com um pedido no MP para que a escola entrasse em obras, Garotinho ainda terminou de construir os 70% restantes a UENF, que na época ficaram paradas no Governo Marcelo Alencar, e ainda Garotinho fez a UEZO (Universidade da Zona Oeste).
Agora te pergunto Cabral. Quantas escolas você reformou? Quantos CIEP’s você obrigou a se municipalizarem? Quantas Universidades você construiu?
Agora só falta ele dizer que a culpa da violência em todo o Estado é do goleiro Bruno. Não duvidem disso.

Nenhum comentário: