Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 31 de julho de 2010

Mostra de vídeo sobre populações indígenas no Palácio da Cultura

Enquanto organiza a Festa de São Salvador, com uma vasta programação, a Fundação Oswaldo Lima mantém, no Palácio da Cultura, seus eventos culturais, como mostra de cinema, colônia de férias nas casas de cultura e exposição dos trabalhos dos cursos de artes e ofícios. Além disso, promove, a partir de hoje, a mostra Vídeo Índio Brasil, em parceria com o grupo Unsum e UENF. Leia abaixo matéria extraída do site da Prefeitura sobre a mostra:

O Grupo Unsum, em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Secretaria Municipal de Educação e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), com patrocínio do Ministério da Cultura, realiza a partir deste sábado (31), a Mostra “Vídeo Índio Brasil”, no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura. O evento contará com mostra de vídeos com temática indígena, exposição de artes plásticas, apresentação cultural, debates, palestras e exposição sobre o índio goitacá.
A programação começa às 18h30, no auditório do Palácio da Cultura, seguida de apresentação dos alunos da Escola Municipal Francisco Faria Barbosa, da comunidade da Aldeia, com produção artística do animador cultural Luciano d’Paula e produção executiva do instrutor de artes e ofícios, Leandro Gregório.
Após a apresentação, haverá palestra intitulada “A imagem do índio no Brasil: das caravelas ao século XXI”, proferida pela a Dra. Simonne Teixeira, da Uenf. A Mostra Vídeo Índio Brasil prosseguirá até o dia 7 de agosto, com exibição de diversos filmes, muitos deles produzidos pelos próprios índios.

“O objetivo é estimular a utilização do audiovisual pelos povos indígenas e a reflexão sobre a imagem da cultura indígena na mídia e despertar o interesse da população não-índia para os valores e as tradições destes povos”, explica o organizador da mostra, Antônio Baldan.

Nenhum comentário: