Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 25 de julho de 2010

Tributo a Roberto Ribeiro: Um show inesquecível no Trianon


O Trianon nas comemorações de seus 12 anos de existência, tem levado ao palco excelentes espetáculos, mas o de ontem é histórico. Primeiro porque foi um grande show musical; segundo, porque juntou a nova geração de intérpretes, com Alex Ribeiro, e a velha geração, com a melhor voz do século XX, Elza Soares; e terceiro, porque foi um tributo ao pai de Alex, o campista Roberto Ribeiro, maior expoente da nossa música, que estaria completando 70 anos de idade e 50 de carreira, se vivo fosse.

Conheci Roberto Ribeiro quando ele se preparava para gravar seu primeiro disco e, numa mesa de bar, cantou, com sua voz aveludada, Estrela de Madureira. Nunca mais esqueci a letra e a melodia e é uma das minhas preferidas. Eu que sou mangueirense e ele, que era Império Serrano, cantando um sucesso imortal, que homenageia a Portela. Passados tantos anos, conheci seu filho, figura espetacular e, embora diferente do pai, pareceu-me ver Roberto, de novo, no palco. A madrinha de Roberto é a madrinha do filho, Alex. E o espetáculo que apresentaram, com um final apoteótico - com um show a parte do mestre sala Alex Marcelino e a porta-bandeira Rafaela -  vai ficar na história

Abaixo, a matéria que saiu no site da Prefeitura, feita por Wesley. As fotos são do meu amigo Wellington Cordeiro, que gentilmente cedeu-as para este blog. Coloquei a minha no final, junto com Gamboa, que, além de meu amigo há mais de 30 anos, é um excelente compositor e amigo e admirador de Roberto e que lá estava, ao lado do professor Orávio de Campos e Ariel Chácar, aplaudindo, emocionado, os sucessos de Roberto nas vozes de Alex e Elza. Mas vamos ler a matéria de Wesley::  

O Teatro Municipal Trianon ficou completamente lotado ontem (sábado, 24). Centenas de pessoas foram assistir ao Tributo a Roberto Ribeiro, com Elza Soares e Alex Ribeiro, que fizeram um grande show para delírio do público, que fez coro cantando a cada música executada. Sucessos como “Vazio”, “Resto de Esperança”, “Estrela de Madureira” e “Todo Menino é um Rei” agradaram em cheio à platéia. O evento foi uma realização da prefeitura, via Fundação Oswaldo Lima.

O presidente da fundação, Avelino Ferreira destacou a importância de eventos como esse: “Foi um show marcante, histórico. Alex Ribeiro e Elza Soares mantiveram viva a memória de Roberto Ribeiro”, falou Avelino. Elza Soares disse que Roberto foi a melhor voz masculina da música popular brasileira: “Vocês campistas, nós brasileiros temos a honra de ter conhecido a melhor voz masculina da MPB”.

Alex Ribeiro afirmou que seu pai tinha muito orgulho de ser campista: “Eu também tenho o maior prazer de vir aqui. Toda vez que venho aqui sou muito bem recebido. O sambista da velha guarda, Geraldo Gamboa, 81 anos, aprovou a iniciativa das Fundações Trianon e “Oswaldo Lima”: “Toda iniciativa que visa a evolução da cultura em Campos, que é uma necessidade, é louvável.

2 comentários:

Anônimo disse...

E A BIENAL(2010)?

Avelino Ferreira disse...

A Folha da Manhã publicou uma página sobre a Bienal no dia 07 de junho. Lá, eu disse que a Bienal seria realizada em novembro, de 05 a 14, abrindo no Dia Nacional da Cultura. O local das anteriores não é apropriado. Procuramos outro. Fizemos um projeto para a Praça São Salvador, mas teríamos que fechar o trânsito por 10 dias e teríamos dificuldade para estacionamento de veículos. Pensamos na UENF e o reitor se colocou à disposição. Mas o Centro de Convenções não foi aprovado para a feira pelos promotores. Entramos em entendimento com o IF, mas o local não foi aprovado pela equipe técnica. Voltamos a pensar na Pecuária, mas foi mais uma vez descartada pelos livreiros. Agora, estamos em entendimento para um novo local. Tanto Rosinha quanto agora Nahim querem realizar a Bienal, mas não depende apenas do nosso querer, pois dependemos da Associação Nacional de Livrarias. Em breve, teremos notícias. Tomara que sejam favoráveis. Posso garantir que, com o CEPOP, tal problema não mais ocorrerá, pois o local é apropriado.