Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 8 de agosto de 2010

Aos pais anônimos, aos pais sérios e aos pais corruptos

Leio e ouço muita demagogia neste dia dedicado aos pais. Como os pais não querem enxergar defeitos nos filhos, estes não querem enxergar defeitos nos pais. Com "defeitos" quero dizer: ilícitos. Tem gente homenageando o pai como se este fosse sério, honesto, homem de retidão  de caráter etc., etc. Não consegue enxergar o mau-caratismo, o oportunismo, os ilícitos (pequenos e grandes) do pai. Por que será? Cegueira? Blindagem mental? Ou é igual ao pai e a gente não percebe?

Enfim, segundo o popularesco, "pai é pai" e "mãe é mãe". Estes já dizem que "filho é filho". E tudo fica como está. Aos pais canalhas, corruptos, lambe-botas, o desprezo e, se são pessoas públicas, o lixo da história os esperam. Aos pais anônimos, cuja virtude é o trabalho honesto, ser bom marido e pai, a boa lembrança, sempre, dos que os cercam. Aos pais que são pessoas públicas, honestas, bons com suas mulheres e filhos, meu desejo de felicidades e a certeza de um bom registro histórico.

O meu já se foi e minha mãe não vai proporcionar um almoço com a família, como fez sempre quando ele era vivo. Eu não dou muita importância ao fato. Então, vida que segue. Registro os telefonemas de alguns de meus sete filhos e de alguns amigos que acreditam que eu me importo. A todos, o meu abraço.

5 comentários:

Marina disse...

Que coisa doentia. Cruz credo!

Valéria Gomes disse...

Meu Deus, que nojo!!
Cara, é difícil fazer um diagnóstico com tanta sujeira e pusilanimidade!
No fim, vc merece pena!...
Vai ver q seus filhos acham vc um excelente cara! E daí? Muita gente, centenas e milhares discordarão deles, mas, e daí?

carlinhos-j.carioca disse...

Que pobreza de espirito!Vc deve ter sido uma m. de filho e consequentemente um m. de pai,taí o fato de vc citar que "alguns dos seus sete filhos ligarem pra vc"...Cara tive um pai maravilhoso,fui e sou um pai e avõ tambem de tamanha envergadura,ja que acho lindo estar junto dos meus filhos e netas,cercado de amor e carinho.O meu pai tambem ja se foi,faz tempo,ainda choro e sinto muita flata dele.O fato de vc nao ligar e ter certa frustraçao,vc tem la seus motivos,mas como vc disse filho e filho e pai é pai.Seja feliz,amando e estando mais perto das pessoas que te amam,principalmente seus filhos.O fato de pai corrupto e canalha sempre irao existir,mas eu amo meus filhos,ensinando e sendo exemplo para era de honestidade,honradez e nao se misturando com esse tipo de pessoas,principalmente no meio politico nessa nossa cidade que só tem podridao!O certo ´e a gente sempre buscar a renovaçao,ta chegando gente boa,gente limpa,vamos tirar essa turma de "PROCESSADOS"(uns conseguiram liberaçao,outros irao conseguir,mas todos estao sub judice aguardando julgamento).Vamos lutar por uma Campos melhor,renovando já!!!

Avelino Ferreira disse...

Aos anônimos acima - Marina, Valéria, Carlinhos, digo que não entenderam nada. Mas, o que esperar de vocês? Aposto que Carlinhos já bateu em seus filhos "para corrigir". Mas os filhos perdoam tudo. Ou fingem perdoar. NMão duvido que Marina e Valéria tenham feito ou façam o mesmo com os seus. É o costume: os mais fortes batem nos mais fracos. Os humanos, aqueles que se tornaram pessoas, não abusam da força. Eu sou um desses. Peça rara, reconheço, mas o animal evolui muito lentamente e a razão, quase sempre, perde para a raiva. Quando envelhecem, ficam bonzinhos. Na verdade, os filhos crescem e os pais sentem que, se os filhos reagirem, ficarão mal. Então, continuam discordando de seus atos, mas engolem seco, entubam, mas não "corrigem" como antes. Não é mesmo? Mas este é o animal, desculpem-me, o homem que temos. O resto, é vida que segue...

carlinhos-j.carioca disse...

caro Avelino,creio que nos(os quais vc chama de anonimos)entendemos sim,as suas palavras torpes,sem sal e de um cara infeliz e com uma certa dose de revolta,foi o que vc mostrou.Quanto a mim,jamais precisei dar tapinhas em nenhum deles,ja que a minnha maneira de corrigir,era o dialogo,correçao tipo um frente a frente com o outro se explicando,nao foi necessario bater.Bom,sempre busquei o equilibrio e a coerencia,desque quando me casei ja planejava o meu futuro e nesse planejamento incluia filhos,sempre pensei num casal e Deus me deu,e hoje tenho duas netas
que com certeza sera criadas com dialogo e carinho.Quanto a discordar de vc,é claro,faz parte do ser humano(ou animal,como queira),afinal eu penso em renovaçao na politica numa tentativa de melhorar essa bagunça que perdura em nossa cidade(sete prefeitos em 6 anos,por enquanto),ja vc quer que continue,é um problema e direito seu,afinal é parte da democracia.