Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Espetáculo Navilouca II apresentado no Arquivo Público Municipal



A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (13) no Arquivo Público Municipal a segunda etapa do Projeto “Os Perifera/ Fala Comunidade”, que contou com apresentação do espetáculo “Navilouca II”, encenado por alunos do Curso Livre de Teatro da Fundação. Na platéia estavam jovens dos Núcleos  do Farol de São Thomé, Ururaí e Parque Aurora do Pró-Jovem Urbano.


O coordenador de “Os Perifera/ Fala Comunidade”, Dedé Muylaert, explica o sentido do projeto: “Nós acreditamos que a arte brasileira tem de vir da periferia. Os jovens da periferia, que eu chamo de neo-colonizados, precisam dizer como estão vendo a realidade através da poesia e da música, da arte em geral. Nesta etapa eles assistem ao espetáculo. Depois eles vão montar um espetáculo na comunidade”, explicou Dedé.



A professora de Qualificação Profissional (Turismo) do Núcleo do Pró-Jovem Urbano de Ururaí, Bianca Terra, disse que os alunos ficaram super atentos: “Foi muito bom. Espero que eles tenham tirado alguma coisa das apresentações. Eles estão empolgados para montar o espetáculo deles. Já estão ensaiando. Deve ser um texto em relação a preconceitos”, falou Bianca.


O espetáculo “Navilouca II” foi uma provocação artística e um grito de rebeldia e libertação, aliando poesias e músicas. No elenco estavam Raquel Simen, Clayton Nunes, Laíza Dias, Rodrigo Mendes, Natália Lima, Jovana Anacleto, Whiverson Reis, Cristiane Silva, Wesley Cabral e Rossini Reis, com participação especial de Neusinha da Hora.

 
A coordenação e direção geral foi de Dedé Muylaert e a direção de atores de Mazzola Braz. Os músicos convidados foram Reubes Pess na guitarra e violão e Netinho no violino. No final do espetáculo, os jovens que estavam na platéia foram convidados a entrar em cena e interagir com os atores.





Nenhum comentário: