Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Universitários fazem gordas de gado

Do portal R7:

Um grupo de alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) realizou uma "competição" de péssimo gosto contra suas colegas em Araraquara, no interior de São Paulo, durante jogos universitários ocorridos entre os dias 10 e 13 de outubro.
A brincadeira, chamada de "rodeio das gordas", envolveria tentar subir em alunas acima do peso. Enquanto isso, outros estudantes "julgam" se o jovem conseguiu montá-la e quanto tempo ficou sobre ela, em uma analogia aos "peões" de gado.
As informações foram veiculadas no Orkut, em relatos de alunos da universidade. Mayara Curcio, estudante de psicologia da Unesp de Assis - mesmo campus no qual estudam os agressores - relatou que as universitárias que serviram de montaria eram chamadas de "gordas bandidas". A abordagem, segundo ela, era feita por um candidato a "peão" em uma conversa, que pegava a estudante de surpresa após ganhar sua simpatia.
A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil - seção São Paulo) chamou de "inominável" a agressão sofrida pelas estudantes, que foram relatadas também em uma comunidade do Orkut criada pelos agressores. Eles já deletaram as mensagens. O chamado "rodeio de gordas" foi classificado como "ofensivo à pessoa humana" pelo presidente da OAB-SP, Luiz Flávio D'Urso, em nota oficial.
- Além de ofender a dignidade da pessoa, caracteriza ofensa que pode resultar em crime contra a honra, na modalidade de injúria.
Se forem enquadrados no crime, os agressores podem pegar pena de seis meses a um ano de prisão, ou multa.
A agressão, que "faz um simulacro do gado na arena de rodeio", não pode ser tratada como episódio banal, na opinião de D'Urso.
- Negou-se às alunas seu direito mais precioso: a dignidade, que é um valor ético do qual não podemos abrir mão, especialmente dentro de uma instituição de ensino.
A reitoria da Unesp afirma que foi aberto um processo para investigar o caso e identificar os responsáveis pelo bullying. Uma comissão está sendo formada e um parecer deve sair em 30 dias - se for comprovada a culpa dos estudantes, poderá haver punição para os responsáveis. O caso foi encaminhado também para o setor jurídico da universidade.


Comentário de um jovem blogueiro:
A elite que cavalgue quem bem entender


Nossa elite universitária não para de nos envergonhar. O futuro da nação continua nas mãos dos privilegiados que há 500 anos insistem em se comportar como escória. Não, não estou generalizando.
Nosso modelo econômico perverso sempre alojou na cobertura das melhores faculdades os filhinhos de papai e os filhos da mãe. Chegam mal-educados e de lá saem sem aprender nenhuma lição da humildade. Isso nem consta do currículo.
Quanto melhor e mais concorrido o curso, menos chance desse clubinho receber estranhos vindos das classes menos favorecidas. Estudam de graça e depois vão para o mercado de trabalho perpetuar a concentração de renda.
Não há governo que se atreva a enfrentar essa horda limpinha e cheirosa. No máximo, arremedam cotas raciais e prounis para desafogar vagas ociosas de universidades ruins.
Por isso, não me comovo quando vejo, todo santo ano, as mesmíssimas histórias de bullying, homofobia, machismo e violência perpetradas por esses mocinhos ricos e meninas mimadas.
Desta vez, alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) organizaram o "Rodeio das Gordas". Durante uma festa, os jovens garanhões disputaram quem ficava mais tempo sobre suas colegas obesas.
O vice-diretor da instituição pública promete "ouvir os envolvidos e estudar as medidas disciplinares". Mas não se preocupem, ele não quer "estabelecer um processo inquisitório". Um educador, não é?
Quero mais é que eles se comam vivos. Nem venham com lenga-lengas pedagógicas, como se estivéssemos tratando de jovens que precisam ser preparados para a cidadania.
Eles estão se lixando para a sociedade que lhes dá o de bom e melhor. Foram educados como senhores do universo, e assim se comportam.
Que lacem e cavalguem suas patricinhas, gordas ou magras, como bem entenderem. Não vamos confundi-los com os estudantes pobres que tentam linchar mocinhas vulgares que se vestem com vestidos curtos e rosas.
São maníacos bem diferentes. A juventude moralista e reacionária que vive à custa de impostos teve todas as oportunidades.
Já os jovens ignorantes e mal vestidos querem subir na vida tendo como referência a elite deste país. Alguém teria um exemplo melhor pra seguir?
(O Provocador - Marco Antonio Araujo)

Nenhum comentário: