Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Chuva forte causa estrago na região

Do site do Jornal Dois Estados, de Miracema, extraímos as notas abaixo:

Delegacia de Natividade não escapou da chuva

O temporal em Natividade na noite de terça-feira (28), deixou 140º DP, completamente inundada. Todas as dependências foram afetadas, deixando os policiais civis de plantão, preocupados. Com a futura construção da Delegacia Legal, que ficará num lugar privilegiado, pode ser que precisam de seus serviços, possam ter melhores condições de atendimento, assim como os policiais possam ter melhores condições de trabalho.

Bom Jesus do Itabapoana sofre com a chuva


Com ajuda de um pescador, Dulcinéia e os dois filhos foram retirados de barco da casa onde moram no Bairro Pimentel Marques, depois que o local foi invadido pela água, da cheia do Rio Itabapoana. Uma rua inteira foi inundada e a costureira vai procurar a ajuda dos parentes.

As outras sete famílias que viviam no mesmo bairro foram abrigadas em uma escola municipal, no centro da cidade. Rosângela, o marido e a filha deixaram os móveis na casa da vizinha e estão morando numa sala. Joanice também levou os filhos para o abrigo. “Já está acostumada com as enchentes. Mas desta vez, acredito que vou passar a virada do ano longe de casa”, disse.

Para dar mais conforto as pessoas que estão abrigadas, as merendeiras que estavam de folga foram convocadas para cuidar da alimentação delas. A chuva também atingiu a área rural do município. No distrito de Rosal, as ruas estão alagadas. Já no bairro Usina, em vários pontos, as pessoas já passam com água na altura do joelho. Segundo a Defesa Civl a situação deve piorar.


Encosta no Bairro Bela Vista, ameaça duas casas em Miracema


A forte chuva que não dá trégua na região, tem deixado os moradores das casas de números 34 e 36, na Rua Chalé, no Bairro Bela Vista em Miracema preocupados, já que a encosta ameaça desmoronar. Keyth dos Santos e Marli (esta já retirou tudo de dentro da residência) foram orientadas pelo Corpo de Bombeiros, sobre o perigo. As duas esperam providências o mais rápido possível.

Enchente começa preocupar os moradores de Laje do Muriaé

A enchente começa preocupar os moradores no município de Laje do Muriaé, já que a Rua Ferreira César, encheu em 2 horas, 15 cm, (hoje), e já está interditada para veículos. O único jeito de atravessar de um lado para o outro, somente de bote ou em carroças, puxadas por cavalo.

Aperibé tem ruas alagadas depois da cheia do Rio Pomba


As fortes chuvas que vem atingindo o estado de Minas Gerais e o noroeste fluminense provocou a cheia do Rio Pomba, consequentemente algumas ruas dos municípios de Santo Antônio de Pádua e Aperibé.

No município de Aperibé, a água do rio subiu pelos bueiros das ruas e ralos de algumas casas provocando inundações. Toda a estrutura da Prefeitura ficou a disposição dos moradores como: Defesa Civil, Secretarias de Obras, Meio Ambiente entre outros. Funcionários ajudaram os moradores irem para um lugar mais seguro. Por volta das 21h a água parou de subir. No entanto, a chuva forte que teve início no fim da tarde, continua.

Natividade e o distrito de Raposo sofrem com a chuva


A chuva forte em natividade na terça-feira (28), alagou todos os bairros. Ainda não houve desabrigados e desalojados até o momento. A estrada do Mineroduto não cedeu, mas está próximo de ceder. No distrito de Raposo houve deslizamento de terra e uma rocha já apareceu, nenhuma casa foi atingida, a população está com medo e já pensa em chamar um geólogo.


Rio Pomba deixa várias ruas alagadas em Pádua


O Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Pádua está pedindo à população que fique em alerta e nos lugares mais baixos, os moradores coloquem seus pertences para parte mais alta. O Rio Pomba subiu 3, 75 metros. O prefeito José Renato Padilha, cedeu o espaço no Parque de Esposições, caso haja necessidade.

Registre-se que os rios Pomba e Muriaé desaguam no Paraíba do Sul

Nenhum comentário: