Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 12 de dezembro de 2010

Pedofilia nas divisões de base é "coisa" antiga

O ex-coordenador do futebol de base do Grêmio, José Alzir Flor da Silva, está sendo investigado pelo Ministério Público por pedofilia. A denúncia foi revelada após o caso começar a ser apreciado pela Vara de Infância de Juventude de Porto Alegre. José Alzir, que durante 25 anos trabalhou no clube, passou a ser julgado pelos crimes de assédio sexual, maus-tratos e coação.


Decidi extrair e publicar aqui essa matéria do G1 porque casos como esse deve existir no Brasil inteiro e é "de sempre". As leis mudaram e protegem os menores, assim como as facilidade, hoje, existem, para as denúncias por parte dos menores e dos pais. Todavia, conheci crianças e adolescentes, na minha infância e juventude, que temiam buscar uma chance nos clubes (Goytacaz, Americano, Rio Branco, Campos e, até mesmo alguns clubes menos cotados) por causa dos "fanchones".

Naquele tempo, não se usava a palavra pedofilia, desconhecida. E os pais, quando descobriam, batiam nos filhos e sentiam-se envergonhados pelos atos dos garotos. A cultura mudou, forçou a mudança das leis e pedofilia, além de se tornar uma palavra do dia-a-dia, é um crime hediondo que até os demais criminosos abominam.

As investigações tiveram início após a participação das categorias de base do Grêmio em um torneio no interior gaúcho. Após cerca de um ano de apuração, os promotores concluíram que o ex-profissional do clube gaúcho é o responsável pelos crimes cometidos.


– As crianças e os adolescentes estavam alojados e ele se utilizava dessa proximidade, desse acesso e até basicamente da condição de superior dentro da função que exercia. Isso sem dúvida facilitou a prática dos fatos – salientou o promotor Alexandre Spizzirri, em entrevista ao "Jornal da Globo".


Foram constatados abusos contra três meninos da base gremista, com idades entre 11 a 13 anos, mas a suspeita é que mais casos venham a ser comprovados.


Todos os casos apurados até o momento são de 2008 e 2009. Segundo a promotoria, José Alzir teria cometido abusos nos alojamentos do estádio Olímpico, onde moram cerca de 80 meninos do interior e de fora do Rio Grande do Sul.


O presidente do Grêmio, Duda Kroeff, que demitira o ex-coordenador, ressaltou que os futuros craques gremistas estão agora “blindados” e que toda a estrutura foi colocada em prática para preservá-los.

Nenhum comentário: