Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Artistas elegem membros do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Cultura

Fotos: César Ferreira/Secretaria de Cultura

Avelino sugere nomes e provoca o debate.
Kapi argumenta, dizendo porque deve ser eleito para o Conselho Gestor.

Avelino, Orávio e Neuzinha da Hora, representantes do governo.

Foi realizada, na noite de ontem, segunda-feira, a reunião do Conselho de Cultura que elegeu os oito membros que vão compor o Conselho Gestor fo Fundo Municipal de Cultura, reconhecido como um marco nas relações poder público/classe artística, sendo a melhor e mais importante medida já tomadaaté hoje em prol da cultura de Campos.

Por sete votos a cinco, foram eleitas as entidades Kapitar Produções e Eventos, representada, Núcleo de Arte e Cultura de Campos, Faculdade de Filosofia de Campos e Associação Regional de Teatro Amador - ARTA. Pela parte do governo foram eleitas as instituições Secretaria de Cultura, Fundação Oswaldo Lima, Biblioteca Nilo Peçanha e Secretaria de Educação. O presidente do Conselho, Orávio de Campos, marcou nova reunião para a próxima segunda-feira.

Este Conselho Gestor, composto de oito membros, terá a incumbência de elaborar os crirérios que nortearão o Conselho de Cultura na seleção dos projetos apresentados para disputar uma fatia do Fundo, que passará a vigorar após a regulamentação e nomeação de seus membros pela prefeita Rosinha Garotinho. 

Os artistas ainda não se deram conta da lei que cria o Fundo Municipal de Cultura, de 28 de dezembro de 2010, publicada no Diário Oficial de 03 de janeiro de 2011 e que vai despertar em muitos o interesse em propduzir espetáculos os mais variados, das mais variadas linguagens. O Fundo é parte da política cultural do governo,  que começou a ser implantada em 2009.

Política Cultural, aliás, que nunca existiu e que começa a tomar corpo na gestão Rosinha Garotinho, tendo como meta a preservação do nosso patrimônio histórico/cultural e a formação de novos públicos, o surgimento de novos valores,  o fortalecimento da nossa identidade etc.     

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente o Kapi tem talento e este é reconhecido por todos. Afinal, continua envolvido nos meandros da Cultura independente de quem esteja no poder!
E o melhor de tudo: o episódio de 2008 (bienal) parece ter sido totalmente esquecido. Mas é isso mesmo... é melhor não sermos tão radicais, nem sequer sermos tão rígidos em nossas posições morais!

Sr. Pilar da Hombridade e da Vergonha