Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 5 de fevereiro de 2011

Rosinha e Augusto Cury encerram seminário de educação na Tenda Cultural

Encerrando o Seminário de Educação organizado pela Secretaria Municipal de Educação, a palestra do pensador e renomado escritor Augusto Cury, que nmão poupou eleogios à Joilza Rangel, secretária e à Rosinha Garotinho, prefeita, pelo trabalho realizado em Campós, pelo amor às crianças e pela causa da Educação.

Rosinha abriu o último dia do seminário, que foi realizado na praia do Farol de São Thomé (os primeiros dois dias foram ma UENF), na Tenda Cultural,  que, mesmo com seus 1 mil metros quadrados, ficou pequena para tanta gente - na quase totalidade, professores. Muito aplaudida por suas palavras de incentivo, Rosinha pediu aplausos para o palestrante, Augusto Cury, dizendo que era suspeita ao elogiá-lo, porque é fá de sua obra e tem todos os seus livros.

Após o pronunciamento da prefeita, foi apresentada, pelos alunos do Curso Livre de Teatro, da Fundação Oswaldo Lima, uma peça de 45 minutos, sobre um livro de Augusto Cury, adaptada pela atriz e diretora de teatro Maria Helena Gomes. 

Após a peça, a palestra de Augusto Cury, que emocionou a todos. Antes, ele teceu elogios ao grupo que montou o espetáculo e discorreu sobre o texto. Durante uma hora, proferiu uma palestra de cunho filosófico, sempre recorrendo a exemplos de vida para mostrar que os pais e professores têm um compromisso maior que todos, na função que exercem: olhar o outro como outro, respeitando as diferenças e ressaltando o que esse outro (seu filho, seu aluno) tem de bom, antes de criticar. "Elogiar em público e criticar em particular". 
Foi aplaudido de pé e mereceu pela brilhante explanação.  

Abaixo, registros do encontro, por César Ferreira:





Nenhum comentário: