Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sucesso absoluto o IV Encontro Internacional de astronomia e Astronáutica

Estranho que nossos colegas blogueiros mantenham silêncio em relação a um dos maiores eventos culturais/científicos do país que, para orgulho nosso, está sendo realizado em Campos, numa parceria da Prefeitura, via Fundação Oswaldo Lima, Clube de Astronomia Louis Cruls e Instituto Federal Fluminense, com a chancela da Unesco.

Como foi a Bienal do ano passado, que marcou época por sua importância e imponência, este 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, sem dúvida, será o maior evento cultural científico deste ano de 2011. E é a primeira vez na nossa história que uma delegação russa vem a Campos em visita oficial, com dois cosmonautas, o vice-cônsul (aqui revestido da titularidade principal) geral da Rússia, o representante no Brasil da agência de notícias Novosti e o diretor do Diário da Rússia no Brasil. Além, é claro, do ballet Bolshoi do Brasil, que aqui se apresentou pela primeira vez.

Além disso, o astronauta Charlie Duke, que pisou na lua justamente no dia 20/21 de abril de 1972, o astronauta Marcos Pontes, delegações oficiais da China, Venezuela, Índia e Romênia e extra-oficiais do Irã, Paraguai, Uruguai, Portugal, Colômbia e Estados Unidos, estão presentes ao encontro, registrando sua importância a nível internacional.

Meus colegas jornalistas, parece, preferem o rame-rame e, em algumas ocasiões, até criticam um ou outro ponto supostamente falho na área da cultura, da educação e da ciência. Mas num evento desse porte, preferem o silêncio. Triste. Mas vamos em frente...


(Fotos: César Ferreira / Secretaria de Cultura)
Apriveitando o registro fotográfico de César Ferreira, algumas legendas:
Acima, Avelino Ferreira, que ousa, na medida do possível, com eventos que coloquem Campos de maneira positiva no cenário regional, nacional e internacional, na defesa do Governo Rosinha, que tirou o município das páginas policiais e o colocou nas páginas de cultura, de ciências, de saúde, de educação, enfim, do desenvolvimento em todas as áreas.
A prefeita Rosinha Garotinho que ousa ao mudar Campos, colocando o município no rumo do desenvolvimento, com visão de futuro para uma cidade melhor para seus habitantes, entre os astronautas russos Oleg Kotov (primeira vez no Brasil), Pavel Vinogradov (que ficou na estação espacial internacional por mais de um ano) e, à direita, Marcos Pontes, que há cinco anos foi ao espaço, sendo até hoje o único brasileiro a fazê-lo, e o astronauta americano Charlie Duke, que foi à lua em 1972.  
O vice-prefeito Francisco OIiveira, o Dr. Chicão, representando o município na recepção aos cosmonautas russos e a delegação russa, além do astronauta americano e brasileiro no Aeroporto Bartholomeu Lyzandro, quando os visitantes tiveram uma recepção digna de registro, com a banda da Educação ticando o hino nacional, o hino da Rússia e o Hino americano. A secretária de Educação Joilza Rangel estava lá, com professores e alunos que ofeceram flores aos visitantes, uma banda de fanfarra fez uma apresentação belíssima e um grupo de capoeira chamou a atenção dos estrangeiros. Foi uma verdadeira festa que amocionou os ilustres visitantes.
Os estudantes, inclusive jovens do PETI e do Pró-Jovem desfraldaram bandeirolas do Brasil, dos Estados UNidos e da Rússia. Os astronautas e o cônsul geral da Rússia posaram para fotos para alegria dos estudantes.
No Consulado do Rio de Janeiro, a deputada estadual Clarissa Garotinho, que chefiou a delegação de Campos que foi ao Rio recepcionar os cosmonautas russos, foi atração. Acima, com os cosmonautas russos - que ficaram admirados ao ver uma parlamentar tão "jovem e bonita" e este blogueiro.
Flagrantes das apresentações - em missões oficiais, os russos só falam o idioma deles, embora saibam inglês e, muitos, falam português fluentemente  no coquetel ofertado pelo consulado russo.
Avelino, Clarissa, Marcos Pontes e Dr, Marcelo Oliveira, coordenador do Clube de Astronomia de Campos e principal responsável pela grandiosidade do evento.
No Trianon, um grande banner com as bandeiras dos países participantes e, na foto, Avelino, Pavel Vogradov, Oleg Kotov e Alexander (da Agência Novosti e que fala português fluentemente (português brasileiro, aprendido na Rússia).

Embora a ordem das fotos não obedeça a ordem dos acontecimentos, o importante são os flashs. Acima, Avelino Ferreira discursa, representando o município, dando as boas vindas aos participantes, cientistas de várias partes do Brasil e do mundo, após o Hino Nacional. O mestre de cerimônia foi Cláudio Sedano, do Gabinete da Prefeita Rosinha Garotinho.

Aqui, sim, o momento em que o Hino Nacional era entoado. Da esquerda para a direita: Pavel Vinogradov, Oleg Kotov, Marcos Pontes, Charlie Duke, Marcelo Oliveira, Avelino Ferreira, Mike Simmons (Astrônomos Sem Fronteiras), Manoj Pai, da Índia e o Dr. Jin Zhu, da China. Na foto não aparecem os representantes dos outros países. O diretor do Campus centro do IFF, Jefferson e a secretária ee Educação Joilza Rangel, além da representante da reitora do IFF, Cibele Daher preferiram ficar na platéia e foram citados como parceiros importantes, sem os quais o evento não obteria o êxito desejado.
Na hora do cffe break, o foyer do Trianon foi pequeno para todos os participantes - muitos chegaram após o almoço, pois vieram de cidades distantes, que usaram os 700 fones de ouvido para a tradução simultânea de duas excelentes profissionais enviadas pelo consulado americano no Rio.  



Charlie Duke explicou passo a passo sua missão no espaço e seu pouso na lua. Discorreu sobre a guerra fria (ex-União Soviética e Estados Unidos) e a luta de seu país para acabar com a hegemonia soviética na corrida espacial, o que só foi conseguido oito anos depois do vôo de Yuri Gagarin, o grande homenageado da noite e do evento.

Mike Simmons proferiu a terceira conferência do dia, mosyrandol como a astronomia une os povos e é recxonhecida, cada vez mais, como a porta de entrada para as ciências, gerando curiosidade em crianças, jovens e adultos, o que facilita o interesse pela matemática, pela física e pelo conhecimento científico.


Marcos Pontes fechou as palestras do primeiro dia do evento, falando de como surgiu o interesse por voar e sua experiência nos treinamentos na Rússia e no espaço.
Alunos da rede pública que venceram o concurso de redação promovido pela NASA e receberam certificados e troféus das mãos dos astronautas.

E uma foto desses alunos premiados, com seus professores, os astronautas e os organizadores do evento: Marcelo Oliveira e Avelino Ferreira. O 4ºEncontro Internacional de Astronomia e Astromáutica prossegue nesta sexta e sábado, no IFF (Campus Centro e Campus Guarus). Amanhã, vou levar adelegação russa ao Mercado Municipal pela manhã e, à tarde, na Lagoa de Cima e início da serra do Imbé.

Nenhum comentário: