Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Clarissa pode ser candidata à Prefeitura do Rio

Segundo informe do JB, com a assinaturade Jorge Lourenço, a deputada Clarissa Garotinho deve se candidatar à sucessão de Eduardo Paes no Rio de Janeiro. Sua eleição para a Câmara de Vereadores do Rio mostrou a força de Garotinho na capital e a capacidade de Clarissa de aglutinar pessoas, tendo conquistado uma votação excelente. Candidata a deputada, conquistou eleitores no interior do Estado e tornou-se uma parlamentar participativa e agregadora.

Clarissa, com seu trabalho e sua coragem para enfrentar os desafios, vai conquistando cada vez mais espaço político próprio, sendo cogitada para compor a chapa, como vice de Rodrigo Maia, à eleição para prefeito do Rio. Mas o PR entende que ela pode ser importante no processode crescimento e fortalecimento da legenda e pode lançá-la candidata à sucessão de Eduardo Paes. 

No Informe, Jorge Lourenço especula que o PR tem que resolver uma questão interna, qual seja, a de afastar a idéia de alguns de seus membros de indicar o nome de Fernando Peregrino (que concorreu ao Governo do Estado em 2010). Peregrino é um excelente nome, mas tem dificuldade em convencer o chamado "povão". Seu discurso não é popular, ao contrário de Clarissa, que tem facilidade em comunicar-se com as camadas mais pobres.

Por outro lado, sua luta em favor dos mais humildes e seu embate em prol das categorias organizasdas dos trabalhadores pode dificultar a penetração de seu nome no centro e zona sul. O que, na minha opinuião, pode ser um problema de fácil solução: um vice que tenha um nome aceitável nos bairros que compõem as duas regiões. Ainda é cedo para uma decisão do Partido, que terá que costurar as alianças necessárias para um maior tempo de mídia e maior número de candidatos a vereador. O fato é que só a cogitação de seu nome para suceder Paes revela a força de Garotinho e o potencial de Clarissa.  

Nenhum comentário: