Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 18 de outubro de 2011

Blogueiros que, numa ditadura, seriam delatores

Para alguns blogueiros da nossa terrinha, manifestações de rua para nada servem e, quando são propostas e lideradas pelo Garotinho, são apenas e unicamente manobras eleitoreiras. No caso específico dos royaties, as mobilizações ocorrem em duas frentes desde o início do governo Rosinha: na Câmara dos Deputados e nas ruas.

Na Câmara, o efeito é menor, porque o projeto está no Senado, agora refeito. Nas ruas, revela-se a insatisfação de Campos e região e conscientiza as pessoas. Na capital do Estado e na maioria dos municípios, a população nem sabe o que são royalties, nem faz idéia das perdas, caso seja modificada a lei de distribuição da indenização pela extração do petróleo.

Isso ocorre porque o governador Sérgio Cabral não mobiliza a população, não age senão no chamado "pé de ouvido", tentando convencer quem dita as normas no Governo Federal (Lula e, agora, Dilma) para não mudar a lei. Sequer a bancada federal do Estado o governador motiva para resistir à proposta de mudança. Todavia, não há um governante ou parlamentar que não reconheça que as perdas podem ser irreparáveis e provocarão o caos em alguns municípios.

 Os campistas, devido à mobilização popular, sabem que os benefícios sociais e econômicos que gozam hoje, devem-se aos royalties. Se a luta pela preservação de um direito ficasse restrita aos gabinetes não haveria essa consciência. Portanto, ser contra manifestações públicas dessa natureza é um erro do onto de vista político.

Esses blogueiros seriam contra a resistência à ditadura, pois diriam que manifestações de rua contra os militares só causariam a irritação destes e o endurecimento do regime como, aliás, ocorreu durante o período Médici/Geisel. Seriam favoráveis a que se lutasse nos gabinetes e tribunais para que o regime amenizasse a repressão e (quem sabe?) se democratizasse.

A luta dos movimentos ambientalistas deve ser, para esses blogueiros, "coisa de idiotas", porque não se muda o sistema senão nos tribunais e gabinetes. Poderia aqui enumerar uma enorme série de atos públicos em prol de direitos que seriam ironizados por esses blogueiros. Eles estariam, inclusive, contra a Revolução de 1930, que transformou o país, porque o resultado eleitoral, fraudado, deveria ser discutido nos tribunais. 

No fundo, sabemos que os governantes e líderes populares sempre sofreram o ataque dessa gente que não tem ligação nenhuma com o povo. Despreza o povo. E por consequência, as lideranças populares. Essas pessoas têm medo do embate público, de serem ridicularizados como pseudo-intelectuais que são e atuam como os franco-atiradores que matam pessoas por puro preconceito e... impotência. 

Num regime ditatorial, teriam prazer em ser delatores.   

Nenhum comentário: