Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A luta pelos royalties terá a voz de Campos no Rio para todo o país

 Rosinha: "tudo fizeram para nos impedir, mas estaremos lá na Cinelândia lutando pelo que é nosso"
 Garotinho: "No Rio, diremos ao Brasil: Dilma, tire a mão do nosso dinheiro"
Fotos: César Ferreira
Edson Batista: "nós, do PTB estamos com Rosinha contra a omissão de Cabral e o golpe do PT"

Fotos: Gerson Gomes (do Blog do Garotinho)
Rosinha e Garotinho lideraram a reunião de milhares de pessoas no Automóvel Clube

Mais de cinco mil pessoas reunidas no Automóvel Clube Fluminense na noite desta quinta-feira, após os pronunciamentos dos 14 partidos que compõem a aliança Campos de Todos Nós, dos deputados Paulo Feijó e de Garotinho e da prefeita Rosinha prometeram estar na Cinelândia, na próxima segunda-feira, para o ato público em defesa dos royalties do petróleo para os municípios produtores e o Estado do Rio. 

Na oportunidade, Betinho Dauaire garantiu que sairá uma caravana de São João da Barra e outra de Quissamã, mesmo que os prefeitos das duas cidades sejam contra, para apoiar os campistas na manifestação no Rio de Janeiro. 

É vergonhosa a posição assumida pelos prefeitos e lideranças dos demais municípios, contrária à manifestação, pressionados que foram pelo governador Sérgio Cabral. Vergonhosa a atitude do governador Sérgio Cabral, de tentar boicotar a manifestação, quiando deeria ser o primeiro a liderar o ato público e, com ele, o recado à presidente Dilma Roussef, que prometeu, em campanha, manter o veto do presidente Lula à emenda que divide os royalties por todo o país e, agora, lidera o movimento para derrubar o veto, usando uma via transversa, ou seja, um outro projeto, tão perverso quanto o que foi vetado.

Campos, via prefeita Rosinha e o deputado federal Garotinho, tem sido o único município a lutar pelos royalties. Os demais, através de seus prefeitos, unem-se ao governador Cabral na omissão. Garotinho tem denunciado as manobras do Planalto e do Congresso Nacional para a retirada dos royalties do Estado e da região, com a presidente usando as bancadas de apoio, que formam a maioria, para fulminar a economia fluminense. Agora, com o apoio de Paulo Feijó. Todavia, os demais deputados e senadores do Estado se omitem e a tendência é que, realmente, os royalties nos sejam tirados.

A manifestação na Cinelândia será um aviso à Dilma, o PT e o PMDB, de que Campos não aceita o que considera um golpe (mais um,segundo Garotinho) no Estado. Uma luta de Davi contra Golias, como Garotinho diria. Mas ele e o nosso grupo político está acostumado a lutar contra gigantes. Portanto, vamos todos à rua mostrar nossa indignação e fazer ecoar a nossa voz contra o desrespeito à Federação, usando, de maneira vil, a maioria dos congressistas que, claro, não votará contra seus estados, mesmo que a mudança na lei seja injusta.

Pelo menos, não vamos pecar por omissão.    

Nenhum comentário: