Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quem são os golpistas, caras pálidas?

Por que as ações que tratam especificamente de afastar Rosinha da Prefeitura e cassar o mandato de Garotinho ou torná-lo inelegível sem que haja sequer sinal de improbidade administrativa ou abuso de poder ( a que usam para afastá-la nada tem a ver com isso, até porque não exercia nenhum cargo público) não são consiseradas golpe pelos blogueiros de viseira de burro e, ao contrário, qualquer ato contra outros poderes, supostamente protagonizados pelo Garotinho, é golpe?

No caso específico do afastamento de Rosinha, o abuso de autoridade por parte doTRE restou provado quando o TSE determina que o processo contra ela retornasse à primeira instância. Ou seja, o TRE descumpriu um rito normal de tramitação processual. Não foi considerado golpe. Pelo contrário, os blogueiros contrários ao Garotinho vibraram e torceram para que ela não retornasse ao cargo que é dela por direito. Só o povo pode tirá-lo e há até uma data para isso.  

Quando a juíza inexperiente foi indicada para a 100ª, criou-se uma expectativa por parte dos adversários de Garotinho de que ela teria sido escolhida justamente para condenar a prefeita, julgando de acordo com o TRE. Tamanho absurdo não passou por nossa cabeça, pois a motivação da ação, uma entrevista em emissora de rádio antes mesmo da convenção de 2008, não ensejaria, jamais, uma condenação. No máximo, uma multa, como ocorreu com Dilma e Lula na campanha de 2010. 

No dia 15 de setembro, porém, nosso grupo ficou preocupado após a conversa entre alguns parlamentares, que Garotinho reproduziu em seu blog. Por ela, era dada como certa a cassação da prefeita. Mesmo assim decidimos aguardar. Mas a repetição de tal conversa na Câmara de Campos, registrada em cartório pelo vereador Kelinho, no dia 20, preocupou. Como líder do grupo, Garotinho ainda aguardou um pouco, mas revelou a intenção de argüir a suspeição da juíza. 

Os blogueiros de viseira de burro ironizaram, porque o que Garotinho devia fazer era aguardar, na opinião deles, a decisão da juíza. Mas como, se a mesma já era conhecida de tanta gente? Agora, a Câmara publica a alteração na Lei Orgânica relativa à Mesa Diretora, fato ocorrido no dia 22. Tudo isso não é golpe para os nossos blogueiros que insistem em acusar Garotinho por tudo. Por que esses blogueiros, profuissionais das mais diversas categorias, não se unem e buscam apoio popular para vencer as eleições? O caso não é político? Então, façam como nós. Que critiquem o governo, já que grande parte defende a situação anterior. Aqueles que também criticavam os governos anteriores, busquem apoio para a chamada terceira via. 

Mas fazer coro com aqueles que desejam tirar um mandato conquistado no voto, na oposição e combatendo um sistema sabidamente corrupto é, no mínimo, incoerente. Já escrevi aqui que um governo deve ser julgado no final do período. Portanto, no fim de 2012 deve ser avaliado. No caso do atual, todos os dados revelam os benefícios com a aplicação dos recursos dos royalties. Obras, geração de empregos, satisfação das empresas e maciço investimento na saúde, na educação e no social. Ser contra a forma de governar, é normal. Diferenças ideológicas? Normal. Mas aliar-se a golpistas?

Basta refletir um pouco (aos que ainda conservam um pouco do bom senso) para saber que as tentativas de golpe não partem do nosso grupo. Aproveiro para perguntar: em quase cinco anos de mandato, o que Cabral fez por Campos, pela reguião e, mesmo, pelo Estado? Merece apoio dos campistas?

Nenhum comentário: