Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Royalties: Lindberg diz uma coisa e faz outra

Reprodução da coluna Panorama Político, de O Globo

Com todo o respeito ao senador Lindberg Farias (PT – RJ) com quem tenho uma relação de amizade, mas a alternativa que ele sugere trata-se de um equívoco. Reparem que ela alivia os estados produtores, mas penaliza de forma drástica os municípios produtores. Reparem que pela fórmula de divisão sugerida por Lindberg, os municípios produtores perderiam 2/3 dos royalties, inclusive sobre o que já foi licitado anteriormente, que seriam distribuídos aos não-produtores. Para Campos, Macaé, Quissamã sobrariam apenas 1/3 dos royalties recebidos hoje. É claro que o maior prejuízo ficaria para Campos, que é quem mais produz. É um equívoco.

A postagem foi extraída do blog do Garotinho. Todavia, o que o governo quer aprovar é mais danoso ainda para o Estado do Rio e, principalmente, para os municípios produtores. E o senador Lindberg vem a Campos, faz um discurso duro contra a retirada dos nossos royalties e ganha simpatias e aplausos!! E agora, Sérgio Cabral vai fazer o que? Será que vai chorar, como da outra vez? Mobilizar povo ele não consegue e tem medo de ser vaiado. Mobilizar a bancada do Rio e juntar-se ao governador do Espírito Santo, ele não vai, porque não goza de credibilidade para tanto. Resta o que para fazer valer um direito nosso?  

Confiamos em Garotinho e na sua liderança política para tentar uma resistência que possa forçar o governo a refazer seus planos. Os blogueiros de viseira de burro e a procuradora neta de 'seu' Brito de Cardoso Moreira devem criticá-lo, caso tome as ruas para defender um direito. Para eles e ela, o correto é obedecer a lei. Se a lei é alterada, mesmo que nos prejudique, temos que acatá-la. Seria cômico, se não fosse trágico!  

Nenhum comentário: