Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Saneamento do Farol pode ser incluído no PAC

Quando Rosinha assumiu em janeiro de 2009, o Farol de São Thomé estava abandonado, com as avenidas esburacadas, a rodoiária com problemas por falta de conservação, assim como o galpão do terminal pesqueiro; o posto de saúde do Lagamar não tinha condições de funcionamento etc. etc..

Os problemas foram quase todos solucionados, mas o principal problema daquele balneário é, sem dúvida, é o esgotamento sanitário e o serviço de água. As habitações, em geral, estão abaixo do nível do mar, em locais alagadiços. As fossas não podem ter profundidade e enchem rapidamente. Construir galerias seria uma solução, caso houesse para onde escoar os detritos. Há projeto paa sanar o problema, mas os investimentos terão que ser atíssimos.

Por conta disso, dada a preocupação da prefeita em eliminar o problema de vez, é que ela esteve, juntamente com o deputado Paulo Feijó, numa audiência com o ministro das Cidades. A intenção é incluir o saneamento do Farol nas obras do PAC do Governo Federal que no município não deu o ar da graça. Na audiência com o ministro Mário Negromonte, a prefeita mostrou a ele a importância do Farol para Campos e região e perspectiva de crescimento populacional do balneário.

- Farol é a única praia de Campos, município que tem em torno de 500 mil moradores. Durante o verão, a praia recebe um número expressivo de pessoas. Isto sem contar que o local vive um crescimento populacional constante, devido aos investimentos, como o Porto do Açu e o Complexo Logístico Farol – Barra do Furado, em suas fronteiras. Farol tem sido importante não apenas turisticamente, mas também no setor econômico – destacou a prefeita, sensibilizando o ministro. A praia não está na lista das responsabilidades da concessionária Águas do Paraíba.

 
De acordo com Feijó, o ministro sensibilizou-se com a situação e agendou uma reunião com a equipe técnica da Prefeitura de Campos e do Ministério das Cidades dentro de 15 dias, para que um projeto seja discutido. “Campos poderá contar com recursos do PAC para as obras”, informou.


Aproveitando a oportunidade, Rosinha também pediu ao ministro recursos financeiros para a dragagem de canais urbanos, a fim de evitar alagamentos em períodos de fortes chuvas.

Nenhum comentário: