Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Solidariedade ao blogueiro Noel Júnior

Ao ler, agora há pouco, a nota acima, no blog do Ricardo André, fiquei indignado. Se a apreensão do material do blogueiro foi por causa de um comentário que Cristiano Assis Silva postou sobre a empresa WFC (é o que entendi), a apreensão é injustificada e caracteriza, além de ato autoritário, uma censura inadmissível. 

Que se processe o blogueiro, caso assim entendam, dando-lhe, óbvio, o direito de defesa. Que se apure a denúncia para saber se é verídica. Que se ouça o autor da denúncia (a não ser que Cristiano seja um pseudônimo, mas então, que se investigue e se chegue ao responsável pelo comentário) e até mesmo que o blogueiro seja instado a deletar o comentário. 

O que tem de blogueiro em Campos que busca com suas postagens atingir a honra das pessoas não está no gibi. Contra Garotinho e Rosinha as postagens são indecentes. Nada acontece porque eles não processam essa gente. E não processam, creio eu, porque esses blogueiros não conseguem o que pretendem, ou seja, atingir a honra deles. São fracos, inexpressivos. Mas se os atingidos tomarem alguma providência, o Judiciário não poderá invadir suas casas e apreender seus computadores. O que pode ser feito é recolher as postagens e processar os seus autores. 

Jamais proibi-los de escrever ou apreender seus computadores. Até porque a apreensão do material não vai impedir que o blogueiro continue a escrever. Fica, temporariamente, sem seu material de trabalho e (quem sabe?) sem seus arquivos. Quando minha casa foi alvo de um furto, learam tudo e, claro, meu computador. Todo material de pesquisa desapareceu, porque eu não costumo guardar minhas pesquisas e meus escritos. perdi material precioso.

Claro que o Judiciário não vai dar fim ao material do blogueiro. Espero que lhe devolvam o mais rápido possível o computador. Mas é um estrago no seu cotidiano. Não conheço o blogueiro nem acessei o seu blog alguma vez, mas estou solidário (se tudo ocorreu como ele narrou) e sugiro que ele represente contra quem ordenou a apreensão. Não vai dar em nada, mas fica registrado seu repúdio à censura e ao autoritarismo de quem abusou do poder.

Nenhum comentário: