Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sugestão às Gianas

Essa moça chamada Giana, que montou um blog para emitir opiniões próprias, escreve realmente opiniões. Nenhuma busca da verdade que, embora não exista de maneira pura, pode-se dela chegar perto, o que, reconheço, é um processo mental doloroso para quem tem a mente calcificada a exemplo de outra Giana, a Graciete.  

Ao emitir opinião sobre royalties, revela sua intenção. Para ela, pela postagem, a defesa dos royalties é a defesa do grupo político que ela detesta. Assim, ela é contra os royalties, o que significa ser contra Campos, contra o Estado do Rio. 

Nem nos momentos eleitorais nosso grupo discursou contra os royalties, quando denunciávamos o mau uso do dinheiro por parte de Arnaldo e Mocaiber. Nem agora, quando nos colocamos contra o péssimo governo de Cabral, deixamos de defender os royalties do Estado do Rio. 

Mas a raivinha dessa moça é tamanha que, só para que nosso grupo tenha dificuldades com a escassez de recursos, ela torce pela perda da indenização legítima aos municípios produtores e ao Estado. Em nenhum momento pensa na população. 

E, como emite opinião só agora, publicamente, escreve besteiras como "quem vai querer uma Prefeitura sem royalties?" Além de revelar seu partidarismo no pouco que li de seus devaneios, revela também sua ingenuidade juvenil (embora ela já seja velha). 

Pela pergunta, depreende-se que ela não sabe que a nossa Câmara é de 1652 e que, até recentemente, não havia salários ou vencimentos para os vereadores (que também tinham o poder executivo, até 1904). Prefeitos recebiam uma espécie de "ajuda de custo" ínfima. Nas décadas de 1960 e 1970, os vencimentos de prefeitos e vereadores eram pequenos. Os orçamentos reduzidíssimos. 

E sempre houve disputa, às vezes mais acirradas que as de hoje, quando a questão era posta no campo ideológico. Ou seja, a luta pelo poder político não se dá, necessariamente, tendo como causa o poder econômico. Ou, neste caso, um orçamento maior ou menor. 

O dinheiro proveniente dos royalties eram muito mal aplicados. Todos sabem. Hoje, o dinheiro dos royalties é bem aplicado, porque favorece a população, gera renda e empregos, economia formal, distribuição de riquezas com "pagamento" de dívidas sociais acumuladas, enfim, melhoria da qualidade de vida. 

Se não estiver satisfeita com os governantes, que faça como nosso grupo e, com projetos, vá às ruas e ganhe o apoio popular. Brizola e Garotinho sempre venceram eleições na oposição, desde 1982. Só para lembrar: Em 1982, Brizola venceu um forte esquema montado para dar a vitória à Moreira Franco. O governador era Chagas Freitas. Em 1990, o governador era Moreira Franco e Brizola volta ao governo. 

Em 1988, o prefeito era Zezé Barbosa e Garotinho elegeu-se. Em 1996, contra Sérgio Mendes, que era o prefeito, Garotinho voltou à Prefeitura. Em 1998, o governador era Marcelo Alencar, Garotinho venceu para o Estado. Em 2002, Benedita da Silva era governadora e Garotinho elegeu Rosinha no primeiro turno. Em 2008, o prefeito era Mocaiber e Rosinha elegeu-se. 

Então, Giana, se não concorda com nosso grupo, constitua um (nós éramos um pequeno grupo de teatro lutando politicamente) e vá às ruas com suas propostas. Mas sugiro que não use esse discurso contra o povo, de que devemos perder o que é nosso, no caso, os royalties do petróleo.     

Nenhum comentário: