Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Toddynho contaminado faz mais vítimas

Chega a 39 (até ontem, eram 29) o número de vítimas do Toddynho contaminado vendido no Rio Grande do Sul. Por conta disso, a Pepsico, produtora do achocolatado Toddynho, protocolou no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça campanha de recall para recolhimento dos lotes L4 32 05:30 a L4 32 06:30 do produto. A empresa vai efetuar a troca por similar ou a restituição de valores.

 
A empresa quer recolher cerca de 80 unidades do produto a venda no Rio Grande do Sul. A PepsiCo admitiu falha no envasamento das embalagens, que teriam sido preenchidas com produto de limpeza à base de água e detergente durante o processo de higienização dos equipamentos. O lote problemático foi produzido entre as 5h30 e as 6h30 de 23 de agosto em Guarulhos, São Paulo, e tem validade até o dia 19/02/2012.


"A empresa recolheu imediatamente, ainda dentro das fábrica, as embalagens impróprias para o consumo, porém cerca de 80 delas chegaram ao mercado. Vale reforçar, portanto, que essa irregularidade não se deve a um problema na formulação do produto, que tem sua qualidade reconhecida em 30 anos no mercado brasileiro, mas de uma questão pontual no processo de envasamento", justifica a PepsiCo, que "mobilizou imediatamente sua força de vendas para recolher as unidades (...) que estavam no mercado".

 
A empresa ainda afirma ter disponibilizado um médico para os consumidores que tiveram contato com o lote alterado. O Laboratório Central do Estado (Lacen-RS) examinou 23 amostras, em caixas de 200 ml, e apenas um lote teve confirmado um pH impróprio para o consumo humano.

 
Em relação aos demais lotes, é aguardado laudo de inspeção na indústria pela Vigilância Sanitária de São Paulo e pronunciamento da Anvisa. Até lá, será mantida a interdição cautelar de todos os lotes do produto no comércio distribuidor e varejista do Estado.
(Sobre matéria do JB)

Nenhum comentário: