Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 26 de novembro de 2011

Resposta a Wesley sobre o Fluminense

Caro Wesley, você escreveu um comentário para dizer que o Botafogo não venceu brasileiros porque cedeu seus melhores jogadores para a Seleção Brasileira. É piada? Mas disse também que eu errei ao afirmar que o Fluminense tem três campeonatos, assegurando que o pó-de-arroz só tem dois. Reafirmo o seguinte:

O Fluminense tem três troféus de campeonatos nacionais. O primeiro foi em 1970, quando o Palmeiras ficou com o vice. Na época, já não era a Raça Brasil, mas Torneio Roberto Gomes Barbosa (1967/1970). Em 1971 recebe o nome de Campeonato Brasileiro e o Flu venceu em 1984, tendo o Vasco como vice, e 2010, quando o vice foi o Cruzeiro. Quem tem um troféu só no Brasileiro é o seu Botafogo. Mas, fazer o que? Um dia, quem sabe, esse timinho vence um  Brasileiro...  

Um comentário:

Wesley Machado disse...

Avelino, realmente eu me equivoquei. Sabia que o Fluminense era tri-campeão. Aliás a torcida tricolor comemorou assim o título do ano passado mesmo antes da CBF reconhecer os títulos antes de 71. O que eu quis dizer é que o Fluminense só tem um título na era de pontos corridos - de 2002 prá cá.

Vocês flamenguista discutem futebol só considerando títulos e se esquecem de como esses títulos foram conquistados. O Flamengo foi campeão brasileiro em 1980, num jogo em que o árbrito expulsou dois jogadores do Atlético-MG. No ano seguinte na Libertadores, novamente o Atlético, desta vez teve cinco jogadores expulsos. Não queria ganhar esses títulos que o Flamengo ganhou da maneira como foram conquistados. O próprio Mundial o goleiro do Liverpool declarou recentemente que estava na gaveta.

Vocês não entendem o que significa o futebol para a gente. O futebol para os botafoguenses é mais do que um título, uma vitória. O que sentimos é amor. Não é paixão. O amor pela estrela solitária é eterno. Independente da fase que o time vive. Não é fugaz como o sentimento de um flamenguista, que é igual a católico. Quem não tem religião é católico. Quem não tem time é fR4mengo!