Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 18 de dezembro de 2011

Debate sobre o Terminal Pesqueiro Farol/Bara do Furado

Diane, Simone, Frederico, Rodolfo e Avelino na reunião
em Quissamã, que conmtou com a explanação de Diane
e Simone, da Andesa
A presidente da Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico, Social e Defesa Ambiental - ANDESA, uma Oscip do Espírito Santo, Diane Rangel, acompanhada da diretora de marketing Simone Rocha e do assessor juridico Frederico Almeida, reuniu-se com as lideranças dos pescadores de Campos (Rodlfo) e Quissamã (Rose) e membros do governo de Campos e Quissamã para discutir o projeto de viabilidade técnica com vistas à implantção do Terminal Pesqueiro que atenderá aos dois municípios.

Na verdade, a Andesa foi convidada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para participar do concurso que escolherá a entidade que fará, no prazo de um ano, o estudo de viabilidade técnica e econõmica para a construção do terminal que Quissamã defende que seja instalado em seu território e Campos quer a primazia, pois 90% dos pescadores da área Farol/Bara do Furado, são de Campos. Mas o estudo, na opinião dos técnicos, é que mostrará o local ideal.

Rodolfo Ribeiro, da Colônia Z-19, situada no Farol de São Thomé, todavia, diz que a questão é política e defende que a Prefeitura de Campos atue no sentido do terminal ficar no Canal de São Bento, que possui largura e profundidade para atracação dos barcos, enquanto Quissamã ainda terá que abrir um canal para que seja possível a atracação das embarcações. Além do fato de Campos contar com 140 barcos e Quissamã, 15.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ney Aleixo, e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Benedito Barbosa, que também participaram da reunião, embora defendam a implantação do terminal pesqueiro em Quissamã, aguardarão o estudo de viabilidade técnica para decidir. Ficou acertado que a Andesa apresentará o projeto ao Ministério da Pesca para o estudo e noos encontros serão realizados pelos representantes dos dois municípios.

Avelino Ferreira leverá a questão ao secretário de Agricultura e Pesca de Campos, Eduardo Crespo e ao secretário de Governo, Geraldo Pudim, para que o processo de construção do terminal especificamente, faça parte da discussão sobre o complexo industrial Farol/Barra do Furado que está sendo concretizado pelos dois municípios juntamente com as empresas que ali se instalarão. 

Nenhum comentário: