Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Descaso com a saúde em Italva vira caso de polícia

Que o município de Italva, após a morte de Eliel Almeida e a posse definitiva de seu vice, Joelson Gomes Soares, está como barco à deriva, não há dúvida. Mas a mídia regional não tem dado a atenção devida à população daquele município, que sofre as consequências de um governo sem autoridade e, a cada dia, mais desmoralizado por incompetência e supostos atos de corrupção.

Agora, mais uma denúncia, inclusive com registro na Delegacia de Polícia. Desta feita, é a respeito da falta de atendimento médico no Posto de Saúde local e, mais grave, sem nenhuma autoridade no município para atender e solucionar (ou, pelo menos, tentar) os problemas da área. Na quinta-feira, quem necessitou de médico teve que recorrer ao município de Cardoso Moreira.

Teve gente que ficou aguardando horas pelo atendimento e contou com ajuda de amigos para seem medicados em Cardoso Moreira. Para caracterizar o fato, dirigentes do PSDC aguardaram das oito da manhã às 19:10h para atestar, com testemunhas, que os pacienets não foram atendidos por falta de médico. 

O prefeito foi procurado e soube-se que ele estava no seu apartamento no edifício Taj Mahal, na praia do Morro, em Guarapari, de onde só deve retornar na próxima semana.  O secretário de Saúde, o pedreiro e primo do prefeito, Pedro Soares de Almeida está em Cabo Frio e só retorna na segunda-feira.

Devido o desespero das pessoas por não encontrarem médico no pronto socorro e a ausência das autoridades, os  mais indignados registraram queixa na Delegacia Legal de Italva, conforme o boletim de ocorrência. Na DP, os denunciantes foram recebidos "muito bem" pelo delegado titular, Dr. Gustavo.

Ao mesmo tempo que repudiaram a falta de compromisso com a população por parte do prefeito de Italva, as pessoas não atendidas no posto de saúde agradeceram ao prefeito de Cardoso Moreira pelo atendimento aos italvenses.

Na segunda-feira o PSDC deve ingressar com ação no Ministério Público contra o Prefeito Joelson Soares e o Secretário de Saúde, Pedro Soares.

Nenhum comentário: