Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Nunca se investiu tanto em tão pouco tempo

Impressionante o número de obras no Governo Rosinha Garotinho. O volume é tamanho que gerou, nos dois últimos anos, um número de empregos com carteira assinada que motivou diversas matérias na mídia nacional, a partir de dados do Ministério do Trabalho.

O investimento em 2011, de mais de R$ 500 milhões, foi motivo de inserções em reportagens sobre a economia no Brasil com os dados apresentando Campos como o município que mais investiu em obras, proporcionalmente à sua densidade demográfica, em todo o país. 

Como diz a prefeita, "tudo isso graças aos royalties do petróleo". Tudo bem, mas há que se perguntar: nos dez anos de Arnaldo e Mocaiber também não se arrecadou bastante com os royalties? E para onde foi o dinheiro, se praticamente não houve investimentos em obras? Sequer manutenção dos prédios existentes era feita? 

Este mês, último de 2011, a prefeita está entregando uma obra por dia. Obras estruturantes, visíveis, concretas, como escolas, creches, bairros legais, casas populares de qualidade, ruas asfaltadas com toda infra-estrutura etc.. Mas o balanço do governo Rosinha deverá ser feito em dezembro de 2012, ao término de seu período. O povo de Campos terá um marco histórico para guardar na memória: ninguém fez tanto em tão pouco tempo. Já tivemos um marco em 1989/1992, primeiro governo Garotinho, até hoje lembrado. Mas desde 1999 o dinheiro é fantasticamente maior.

As reclamações de hoje serão as de amanhã, ou seja, não foram nem serão atendidas todas as reivindicações individuais ou de grupos. Exemplo próximo e claro disso está no Jockey Club (cerca de 10 bairros em um) cujos moradores reclamam que o bairro legal não chegou lá e que, no entanto, chegou à Donana e está sendo realizado na Penha e projetado para o Novo Jockey (ao lado). Ou seja, todos queremos obras ao mesmo tempo, mas o dinheiro para as obras não chega de uma só vez. É preciso ter um pouco mais de paciência.

Se não perdermos os royalties, em mais quatro anos a cidade será outra. Já está se transformando numa cidade aprazível, com melhor qualidade de vida com as obras, o embelezamento, a passagem a R$ 1,00 que permite às famílias circular por todo o município, um melhor atendimento à saúde e à educação (não há como esquecer o caos em 2008). Porém, em quatro anos mais (2013/2016), Campos será outra, com a redução das favelas, melhoria substancial no trânsito etc..
  
Hoje, segunda-feira (12), às 20h, será inaugurada a segunda etapa do Bairro Legal do Eldorado, em Guarus, e na quarta-feira (14), às 10h, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Fazendinha. Na quinta-feira (15), às 10h, será inaugurada a UBS do Farol de São Tomé e, na sexta-feira (16), às 20h, a primeira etapa do Bairro Legal da Penha. No sábado (17), às 20h, serão inauguradas as obras do Morro da Parabólica, em Conselheiro Josino.

Nenhum comentário: