Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Colônia Z-19 busca solução para resíduos do pescado no Farol

(Fotos: Marcelo Fernandes/Ecoanzol)
Representantes da Prefeitura e da sociedade civil

reuniram-se na Colônia de Pescadores

para discutir o problema dos resíduos e encontrar soluções

Na manhã deste sexta-feira, dia 17, na sede da Colônia dos Pescadores Z-19, em Farol de São Thomé, repesentantes de algumas Secretarias da Prefeitura de Campos, da empresa Milleniunn e da Ecoanzol reuniram-se com o presidente da entidade, Rodolfo Ribeiro, para que, juntos, encontrassemuma solução de curto, médio e longo prazos para os resíduos do pescado, até hoje lançados ao mar e/ou depositados em locais impróprios, afetando o meio ambiente e exalando mau-cheiro.

O Ministério Público exigiu dos pescadores o fim desse despejo dos rejeitos do pescado sem nenhum tratamento no meio ambiente. Das reuniões realizadas, que incluem o poder público, a de ontem foi a terceira e foi a que encontrou a solução, que ainda deende da aprovação da Secretaria de Agricultura e Pesca (curto prazo), da mesma secretaria, aliada às demais, para a solução de médio prazo e de toas as secretarias envolvidas, mais as universidades a serem contactadas, para um projeto de solução definitiva dosresíduos, com aproveitamento dos resíduos, a longo prazo.

No próximo dia 1º a reunuião será na sede da Secretaria de Agricultura, já então para viabilizar a solução a curto prazo, que é, com aplicação de produto biológico diariamente na montanha de resíduos  já existentes e que tem gerado afetação ao ambiente além do odor insuportável. No dia 8 de março, a reunião, para colocar em práticaa solução encontrada, será na Colônia de Pescadores. Solução barata e sem danios ao ambiente, sob a responsabilidade da Sectretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a Colônia Z-19.

Em três meses, a solução a médio prazo, que será a criação de uma engenhoca para, como plano piloto, prensar os resíduos, tratando o líquido que exala mau-cheiro e dando uma destinaçao que não fira o ambiente aos resíduos. E, com um pouco mais de tempo, a solução definitiva. Para tanto, há que haver um projeto bem elaborado para apresentar à prefeita Rosinha Garotinho e que eliminaria de vez  o problema. O ideal seria o novo local de atracamento dos barcos, no Canal de São Bento, que teria toda a estrutura necessária para ddsembarque e controle do pescado e dos resíduos, que seriam aproveitados, agregando valor ao pescado.

Com isso, o Ministério Público seria atendido em suas exigências, o meio ambiente seria preservado, a atual área de atracação dos barcos em plena praia seria desocupada, enfim, não haveria mais problemas devido ao movimento das embarcações na praia. Basta uma parceria Prefeitura/Colônia Z-19 que, com os recursos oriundos das compensações das empresas petrolíferas, estruturaria o porto (a ser feito pela Prefeitura) e todos os problemas relacionados à pescado do Farol estariam resolvidos.

Participaram da reunião de ontem Luiza Salles, da Ecoanzol, Irecy Damasceno, SPP/SMFAS, Jony MArcos (Secretaria de Agricultura e Pesca), Evanilson Fifélis (Gabinete da Secretaria de Família e Assistência), João Carlos Santos (Milleniunn Tecnologia), Ullysses Rangel (EMHAB), Marcelo Fernandes (Ecoanzol), Eliana Linhares (DDHC/Secretaria de Assitência e Família), Avelino Ferreira (SMC) e o anfitrião, Rodolfo Ribeiro (Colônia Z-19).

Nenhum comentário: