Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Morre Ederval Venâncio

(Foto: site Ururau)

Um dos vereadores mais habilidosos na Câmara de Campos, Ederval Azeredo Venâncio, 65 anos, morreu hoje de madrugada. Ele estava internado desde o dia 21 na UTI do Dr. Beda, com insuficiência respiratória. Ele sofria de uma grave inflamação pulmonar, provocada por uma artrite reumatóide.

Ederval sempre foi muito querido em Travessão onde morava e tinha sua base eleitoral. Conquistou seu primeiro mandato em 1976 e foi o vereador com mais mandatos consecutivos do Legislativo Campista, vencendo eleições estando ou não a favor do poder executivo. Em 2008 perdeu a vaga para Ilsan Viana, no PDT em processo que até hoje encontra-se na Justiça Eleitoral. Seria seu oitavo mandato. 

Aliou-se, pela segunda vez, ao grupo liderado por Garotinho e estava trabalhando para retornar à Câmara na eleição deste ano, quando a doença o abateu. Antes mesmo de ser hospitalizado, em conversas que tivemos, ele reclamava de seu estado de saúde, mas tinha "fé em Deus" que ainda viveria alguns anos mais e estava convicto de sua eleição em outubro. 

Mas a gente controla a vida até certo ponto. Após os 50 (nesta era de medicina avançada), todavia, o organismo sente o desgaste e os cuidados têm que ser redobrados, com o bem-estar, com a saúde. Após os 60, então, todo cuidado é pouco. E Ederval não suportou a doença. Está inscrito na história política de Campos e como a maior liderança, depois de Rockfeller de Lima, que Travessão já teve.     

Nenhum comentário: