Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 8 de março de 2012

Para EUA, Argenina é "importante destino" de dinheiro do tráfico

A Argentina tornou-se um importante destino de lavagem de dinheiro em 2011 e por isso passou a engrossar uma lista integrada por outras 66 nações, segundo o relatório anual antinarcóticos do Departamento de Estado, divulgado nesta quarta-feira.

 
Argentina, Curaçao e Saint Martin são os três países que passaram de "jurisdições de máxima preocupação" para de "máxima prioridade" para os Estados Unidos, segundo o relatório, que fixa sua política antidrogas.

 
Os Estados Unidos incluem-se em sua própria lista de países que experimentam "transações monetárias que envolvem montantes significativos de dinheiro procedentes do narcotráfico", segundo a definição do relatório antidrogas. Outros países da lista são Afeganistão, Reino Unido, China, Colômbia, Israel ou França.

 
A Argentina passou a ser um país de "preocupação" a um país de "máxima preocupação" devido ao amplo uso de dinheiro metálico, do mercado negro cambial, do aumento do contrabando com países vizinhos e da pouca transparência de seu regime de importação e exportação.

 
A Argentina "colabora ostensivamente" com Paraguai e Brasil para combater problemas de segurança em sua fronteira comum, assim como com os Estados Unidos, através da chamada "Iniciativa Três + Um", diz o texto. Mas "esse mecanismo ficou amplamente inoperante nos últimos anos devido a divergências políticas entre Argentina e Estados Unidos", entre outras razões, completou o texto.
(Matéria extraída do JB)

Nenhum comentário: