Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 6 de abril de 2012

Alex Ribeiro segue os passos do pai, Roberto Ribeiro

Alex Ribeiro e Elza Soares no Trianon

Estava relendo o livro "Roberto Ribeiro, O menino rei", de Liette de Souza Maciel, que a Fundação Oswaldo Lima lançou, juntamente com mais sete outros de campistas (e de interesse regional) editados em 2010.

O livro de Liette, viúva de Roberto, é sobre o cantor e compositor que encantou o Brasil nas décadas de 1970 e 1980, com belas canções e sua voz aveludada que marcaram uma época. Mas é também sobre Campos, principalmente quando Liette relata  fatos das décadas de 1940 e 1950, lembrando da infância e juventude de Roberto, na época do campo do Bariri, do Coliseu, dos bondes.

E lembrei-me que 20 de julho é a data de nascimento de Roberto Ribeiro, que nasceu em 1940 e morreu em 08 de janeiro de 1996, com 55 anos. Em julho de 2010, seu filho, Alex Ribeiro, juntamente com sua madrinha, Elza Soares (que foi muito amiga de seu pai) apresentou-se no Trianon com um tributo ao pai, numa promoção da Fundação Oswaldo Lima. É uma sugestão para julho próximo, quando Alex estará lançando CD de inéditas com algumas que foram sucesso na voz do pai. 

Aliás, Alex segue os passos do pai e há anos vem se apresentando em diversos Estados, de norte a sul do país. Mas o Rio é que é "sua casa". Em Campos, apresentou-se algumas vezes, inclusive na praça São Salvador, em 2009. Ebora não seja campista, tem uma ligação muito estreita com Campos, assim como sua mãe, Liette, que vem à cidade constantemente rever amigos. 

Com agenda cheia, Alex Ribeiro apresentou-se dia 01, na Roda do Chopp, dia 11 será na Lona Renato Russo, dia 14 em Angra dos Reis e com Aragão na Lona Bangu; Dia 21 no Bar Brahma Brasília; dia 25 na Lona Jacob do Bandolim, no Rio e dia 29, talvez em Campos. Em maio, dia 09, Lona Herbert Vianna, e dia 23, na Lona Guadalupe, no projeto Cantos do Rio. Em junho, ainda no projeto Cantos do Rio, Alex Ribeiro apresenta-se dia 13 em Bangu e dia 26 no Teatro Carlos Gomes. 

Para quem não sabe (em geral as pessoas só conhecem os sucessos de rádio e TV), Alex Ribeiro já marcou presença em conceituadas casas e teatros do Brasil como: Teatro Rival (RJ), Teatro Carlos Gomes (RJ), Sala Baden Powell (RJ), SESC Pompéia (SP), Cartola Bar (BH), Trapiche Gamboa (RJ), Teatro Odisséia (RJ), Rio Scenarium (RJ), Teatro BNDS (RJ), entre muitos outros, inclusive em muitas cidades brasileiras, incluindo Macaé e Campos. Em 2007, fez uma temporada no Sul da França.

Alex Ribeiro foi criado em uma das maiores e mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, o G.R.E.S. Império Serrano, o artista é filho do saudoso sambista, cantor e compositor Roberto Ribeiro. Herdeiro unigênito dos dons musicais do pai, ainda menino participou como músicopercussionista em algumas gravações de seus discos e por muitos anos da Escola de Samba Mirim Império do Futuro. Hoje é integrante da ala de compositores do Império.

Cantor de samba da nova geração começou sua carreira como o pai, jogando futebol em times brasileiros e internacionais. Parou com o futebol e começou sua carreira musical interpretando as mais belas canções que seu pai cantou e que, até hoje, são entoadas como verdadeiros hinos da música popular brasileira.

Alex Ribeiro já prestou inúmeras homenagens ao pai, entre elas, um grande espetáculo que aconteceu no Teatro João Caetano (RJ), que contou com a participação de: Zé Luiz do Império, Monarco, Toninho Gerais, Diogo Nogueira, Délcio Carvalho, Noca da Portela, Neguinho da Beija-Flor e Nelson Sargento.


Afilhado no samba do grande mestre Jorge Aragão e da diva Elza Soares, Alex Ribeiro foi abençoado e apresentado ao mercado musical por seus padrinhos num lindo show no Teatro Rival em junho de 2010, onde contou com as participações especiais do percussionista Laudir de Oliveira e do rapper B Negão. Despontando no cenário musical com os shows: "Todo menino é um Rei" e "Roberto Ribeiro: Um aquarela brasileira", o artista apresenta os sucessos de seu pai com o respaldo de nomes como, Dona Ivone Lara, Wilson das Neves, Monarco, Décio Carvalho e outros conhecidíssimos nomes da musica brasileira.


O artista prepara agora uma nova turnê onde apresentará um repertório de composições próprias, além de músicas selecionadas numa pesquisa ao vasto repertório de composições do pai. Tomara que se apresente em Campos e a sugestão é que seja no Trianon.

Alex, no Trianon, sentiu-se em casa

com uma platéia seleta e atenta ao artista que lembra muito o pai.

Nenhum comentário: