Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 21 de abril de 2012

Campistas que estiveram no deserto de Utah falaram no Encontro de Astronomia


Os estudanets e o comandante Marcos em "Marte"

Os três estudantes campistas e um de Cabo Frio que estiveram no deserto de Utah (EUA) para uma experiência (primeira tripulação Brasileira na estação de pesquisa sobre Marte no deserto (MDRS) construída pela Mars Society), em janeiro deste ano, falaram sobre a experiência na manhã de ontem, no 5º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, no IFF Guarus.

São eles:
Lucas Freitas – estudante do Instituto Federal Fluminense e da Escola de Astronomia e Astronáutica. Recebeu do IFF apoio financeiro integral para cobrir todos os gastos com a participação no MDRS

- Hermério Almeida Jr. – estudante do Instituto Federal Fluminense e da Escola de Astronomia e Astronáutica. Recebeu do IFF apoio financeiro parcial para cobrir os gastos com alimentação e hospedagem.

- Monique Pessanha – estudante da Escola Estadual Desembargador Álvaro Ferreira Pinto e estudante do IFF em 2012. Recebeu apoio financeiro para cobrir os gastos com as passagens internacionais da empresa GEOPRIME, que realiza projetos e estudos técnicos em áreas relacionas com meio-ambiente e geologia.

- Ana Catarina Ávila Vitorino – estudante da Escola Municipal Márcia Francesconi Pereira de Cabo Frio. Recebeu apoio financeiro integral da Secretaria de Educação de Cabo Frio.

A equipe teve como comandante o Marcos Roberto Palhares, diretor da Aventuras Incríveis.



Abaixo, matéria sobre a viagem extraída do blog do Clube de Astronomia Louis Cruls:

Estudantes de Campos dos Goytacazes e de Cabo Frio estiveram em Marte... No dia 19 de janeiro de 2012 embarcaram para a cidade de Grand Junction, no estado do Colorado, nos Estados Unidos, uma equipe do Clube de Astronomia Louis Cruls... Agradecemos a todas as pessoas que apoiaram a ida desses estudantes... Felizmente conseguiram quase todo o apoio financeiro para cobrir os gastos com a viagem... Foi o necessário para que conseguissem viajar... Mas conseguiram... Uma grande motivo para estarmos alegres...

É a primeira tripulação Brasileira na estação de pesquisa sobre Marte no deserto (MDRS) construída pela Mars Society no deserto do estado de Utah, nos Estados Unidos... Os estudantes membros da tripulação Brasileira e os respectivos apoios foram:

A tripulação Brasileira na estação de pesquisa no deserto sobre Marte da Mars Society encerrou as suas atividades com sucesso no último dia 28 de janeiro. Foi uma experiência inesquecível para os membros da tripulação. Estiveram isolados em uma estação localizada no deserto de Utah, nos Estados Unidos. Durante esse período realizaram a simulação de uma viagem de exploração do planeta Marte.

Foi o primeiro grupo da América Latina a participar dessa atividade. Um motivo de orgulho para o Clube de Astronomia Louis Cruls. Foram realizados diversos experimentos tendo como objetivos, encontrar formas de vida, identificar reservatórios de água e criar mecanismos de orientação a partir do Sol e das constelações. Na habitação, onde permaneceram isolados, tiveram que controlar a utilização de água e utilizaram alimentos produzidos por um programa coordenado por uma Universidade Norte-Americana.

A tripulação Brasileira superou as limitações impostas pelo ambiente inóspito e pela ausência de contato com outras pessoas. Uma preparação para que, em um futuro não muito distante, Brasileiros realizem, a partir de foguetes desenvolvidos em nosso país, a exploração do Universo. Um sonho que a cada dia se torna mais próximo da realidade.

Nenhum comentário: