Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 18 de abril de 2012

Encontro de Astronomia atrai centenas de jovens

Centenas de crianças e jovens do PETI e PROJOVEM
participam das atividades paralelas do Encontro de Astronomia

Na manhã de hoje, quarta, equipe da Secretaria de Família e Assistência,
com crianças e jovens, foram ao planetário, no Shopping Boulevard

Os jovens fizeram questão de tirar fotos junto aos cientistas do
Sri Lanka e dos EUA que vieram para o Encontro

Jasinghege Don Prasanna Deshapriya (camisa vinho) do Sri Lanka e
Dirk Ross (de camisa vermelha), dos EUA, posaram para fotos 

Membros do Clube de Astronomia explicaram aos jovens
como funcionam os telescópios e o planetário móvel

Doutor Marcelo Souza, coordenador do Clube de Astronomia, 
com Dirk Ross e  Jasinghege Don Prasanna Deshapriya


Os nossos blogueiros não estão dando a devida atenção a um dos grandes eventos de ciência no Estado e no país, que é o 5º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. Graças ao Dr. Marcelo Souza Oliveira, físico e astrônomo com relacionamento direto com cientistas de todos os continentes, Campos passou a ser referência na América Latina na popularização e divulgação da Astronomia, reconhecido, inclusive, pela ONU.

No Brasil, ainda se confunde Astronomia com Astrologia, mas em outros países, como EUA, Rússia, China, Uruguai, a Astronomia faz parte do currículo escolar. Todo mundo sabe um pouco da NASA, admira astronautas e é curioso quanto ao Universo. Mas quando se fala em Astronomia, parece algo estranho para a maioria. Não sabe que o avanço tecnológico principalmente na área de comunicações, se deu a partir da conquista do espaço.

O doutor em Física e professor da UENF, Marcelo Souza, que é de Niterói, criou em Campos o Clube de Astronomia e tem realizado há mais de uma década, um excelente trabalho para mudar esse quadro. A partir dele, Campos sediou encontros reunindo cientistas de dezenas de países. Coisa rara em municípios médios e que nunca havia ocorrido em Campos, a reunião de cientisas renomados de 10 países em 2010 e 11 países, em 2011. Agora, em 2012, serão 08 países representados.

Além disso, a participação de cientistas brasileiros é grande, com doutores em física, astronomia, astronáutica e matemática da maioria dos Estados brasileiros, geralmente de Universidades. Estudantes de áreas científicas também participam, vindo de várias partes do país. E Marcelo sempre promove atividades paralelas, para que crianças e jovens de escolas públicas participem. Os professores não se interessam muito por ciência, mas o pessoal da Secretaria de Família e Assistência participa ativamente, levando os alunos do PETI e do Pró-Jovem para as atividades.

E devido a essa participação, jovens carentes dos dois programas chegaram a visitar a NASA, sendo recebidos oficialmente. A primeira foto do céu do Brasil no site da NASA é de Campos, tirada pelo iraquiano Babak Tafresh, em 2009. Crianças do PETI e das escolas públicas se comunicaram com crianças da mesma faixa etária de diversos países, via vídeo-conferências, sempre com um mediador, falando inglês (segunda língua em grande parte das nações).

Agora, o Clube promove o 5º Encontro, que seá aberro oficialmente amanhã, quinta-feira, às 9 horas, num dos cinemas do Shopping Boulevard. Eu, que sempre acreditei no projeto de Marcelo e faço parte do Clube (tendo dado apoio quando presidi a Oswaldo Lima), fui convidado para ser o "mestre de cerimônia". Este anio, não teremos os aparelhos para transmisão simultânea (ano passado foram 700 fones e o consulado russo enviou os tradutores e, em 2010, foram 500 fones e o consulado americano enviou os tradutores), mas haverá um tradutor experimentado, o Patrick. 

Campos está inserido no contexto internacional na esfera da astronomia e astronáutica e o Clube de Astronomia envida esforços para que o município seja dotado de um planetário com acomodações dignas para visitação de alunos (o IFF já oferece cursos de Astronomia e Astronáutica) e interessados nas ciências e que possa receber, periodicamente, cientistas do Brasil e do mundo. Que os nossos blogueiros, muitos dos quais jornalistas, conheçam as atividades do clube e possam divulgá-las.   


O Dirk Ross é um dos maiores especialistas do mundo em meteoritos e falará sobre o assunto às 16:15h  de sexta-feira, no IFF. E o Jasinghege Don, do Sri Lanka, falará no sábado, também às 16: 15h, sobre a popularização da astronomia em seu país.

Nenhum comentário: