Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 23 de abril de 2012

Encontro de Astronomia deixou saldo positivo


Andréa Sanchez: Educação no Uruguai

Mesmo as crianças que moram no interior receberam lap-tops

Experiências na Hungria; Tamas Ladany

O expert em astrofotografia José Carlos Diniz

Marcelo Oliveira com o professor e os estudantes de Campos
que foram ao desetrto de Utah (EUA) na "Missão Marte". 

Estudantes das escolas públicas participaram de oficinas

Patrick Marques é o "tradutor oficial" do Encontro

Por problemas no computador que não soube resolver, não postei o que gostaria sobre o 5º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica que, aberto com conferências num dos cinemas do Shopping Boulevard, dia 19, teve continuidade nas dependências do IFF Guarus dias 20 e 21, encerrando-se na noite de sábado.

O Encontro, mais uma vez, reuniu cientistas de oito países de vários continentes (Japão, Sri Lanka, Áustria, Hungria, Rússia, EUA, Chile, Uruguai) e de diversas universidades brasileiras, além de estudantes de vários Estados. de Campos, além de professores e alunos do IFF, participaram estudantes de várias escolas e dlos programas PETI e Pró-Jovem rural.

O evento contou com apoio do Shopping Boulevard, Prefeitura de Campos (via Secretarias de Família e Assistência, de Educação e Gabinete da prefeita Rosinha Garotinho, mas, principalmente, do IFF). As oficinas e palestras, em inglês, espanhol e português tiveram tradução de Patrick Marques. E todas foram gravadas pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, promotor do evento, estando à disposição dos interessados.

O coordenador do Clube e principal articulador do Encontro, o doutor em Física e professor da UENF Marcelo Sousa Oliveira, disse que, mais uma vez, o evento foi realizado com êxito. Segundo ele, Campos é hoje o município mais comentado e conhecido dos cientistas que atuam nas áreas da astronomia e astronáutica. Inclusive com a chancela da UNESCO na divulgação da astronomia no Brasil.

Entre as conferências mais afeitas aos leigos, a do representante do Sri Lanka, Prasanna Deshapryia, que falou sobre a divulgação da astronomia em seu país e da representante do Uruguai, Andrea Sanchez, que falou sobre a experiência educativa , fornal e não formal, em seu país. Ela é da Universidade da República, Departamento de Ciências. O Uruguai, há anos, distribuiu, para todos os estudantes, um lap-top e, em, 2009, instituiu o ensino de astronomia no currículo do ensino básico.

Nenhum comentário: