Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 4 de abril de 2012

Rosinha entrega mais 108 casas do Morar Feliz

(Foto: Oguianne Sardinha)
Rosinha: "o que mais gosto de fazer é inaugurar obras.
Sinal de que o Governo está trabalhando em favor da população,
principalmente dos que mais precisam".

A prefeita Rosinha Garotinho entregará hoje, às 19 horas, mais 108 casas do programa Morar Feliz no Santa Rosa. É mais uma etapa para o cumprimento da meta estabelecida, de 5.100 casas até o final do mandato. O compromisso assumido, inicialmente, era de 10 mil casas. Mas os problemas burocráticos no caso das desapropriações de terra, a licitação, que foi contestada à época e o afastamento da prefeita por sete meses impediram o cumprimento da meta inicial.    

De qualquer maneira, na esfera municipal, o programa de casas populares da Prefeitura de Campos é o maior e mais arrojado do país. Inimaginável há algum tempo, ainda mais que não são "casinhas" e, sim, casas grandes, muito boas, com quintal e em locais com toda infra-estrutura - água, esgoto, energia elétrica, asfalto, calçadas. Em alguns locais, como no Novo Jockey, com escola e creche modelo.

Até o fim do mandato da prefeita Rosinha, serão entregues 5.100 casas ou mais, dependendo da burocracia (relativa a desapropriações e da agilização por parte das empresas vencedoras da concorrência). Caso seja reeleita, a prefeita construirá mais 4.100 casas (no mínimo). E como as famílias beneficiadas são, em quase sua totalidade, oriundas de áreas de risco, resolve-se um problema social e desfaveliza-se a cidade.

Além do Santa Rosa, já foram entregues casas nos conjuntos do Novo Jóquei, Lagoa das Pedras, Parque Prazeres, Eldorado, Tapera e Penha. Rosinha deixa claro, em todas as inaugurações, que o programa só está sendo possível devido a indenização (royalties) do petróleo. As residências contam com rede de água potável, galeria para drenagem de água pluvial e galeria para coleta do esgotamento sanitário, além de completa pavimentação das ruas, calçadas padronizadas, com acessibilidade, e quintais gramados. Foram contenmpladas até agora 3.800 famílias ou cerca de 15 mil pessoas.

Nenhum comentário: