Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 13 de maio de 2012

As eleições e seus possíveis candidatos

Rosinha Garotinho, Arnaldo Vianna, Makhoul Moussallem, Roberto Henriques, João Peixoto, Odete Rocha, Andral Tavares e Erik Schunk. Estes são os, até agora, pré-candidatos à Prefeitura de Campos nas eleições de outubro.

Quem tem mandato, como é o caso de Roberto e João, a candidatura "é de graça", ou seja, sabem que não têm chance, não investem, mas seus nomes são divulgados e é isso realmente que interessa, para quem vai ser candidato na eleição seguinte.

Quem não tem mandato e sabe que não tem chance, é candidato para manter-se na mídia. Em geral, por vaidade, mas também para ganhar importância política numa possível negociação, com ocupação de cargos e/ou influenciando em indicações de diretores e até secretários. 

Há os que não desejam nada disso e sabem que não têm chances eleitorais, mas são candidatos para "marcar posição", como é o caso de Erik Schunk. O problema é que o discurso político/ideológico está deslocado, pelo menos nesses tempos nos quais ainda não foi encontrada uma causa pela qual lutar ideologicamente.

Quem disputa a eleição, então? Quem está no poder e tem um projeto para continuar, que é o caso de Rosinha e o nosso grupo político e, na oposição, de Arnaldo Vianna, que foi prefeito e disputou a eleição com Rosinha em 2008. Como Arnaldo foi um fracasso como governante, tendo perdido sua base, talvez nem seja para valer sua candidatura.

Mas é muito cedo e o momento é, apenas, de especulações.  

Nenhum comentário: