Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 22 de maio de 2012

CPI do Cachoeira: advogado que defende bandido...

Se qualquer depoente pode se calar numa Comissão Parlamentar de Inquérito, então, não adianta deputados e senadores convocarem qualquer acusado. Claro que sabemos que nem todos têm um advogado tão importante e tão caro como Márcio Thomaz Bastos, contratado pelo Carlos Cachoeira. Mas todos que forem convocados podem permanecer calados. Então, para que a convocação?

Estou assistindo a sessão da CPI e fico indignado e estarrecido. E penso em como consideramos como "grande sujeito" um advogado que defende um bandido contumaz, um bandido confesso. Sei que todos têm direito a um advogado. Mas que um sujeito que jura pautar sua vida em defesa do bem, da justiça, da nação, defenda a bandidagem é, no mínimo, estranho.

A lei é igual para todos e os advogados têm o dever de usar de todos os meios legais possíveis para defender seus clientes. Mas os advogados podem recusar casos e clientes. Se defendem bandidos por dinheiro, é porque joga por terra suas juras de bem, de justiça. Ainda mais quando esse advogado é um ex-ministro.

Se é por dinheiro que faz com que seu cliente zombe da nação, então, fica claro que o bem maior é o dinheiro. E se esse dinheiro vem do roubo praticado conta o povo brasileiro, quero uma palavra para caracterizar esse advogado, seja ele Thomaz Bastos ou qualquer outro menos famoso.   

Nenhum comentário: