Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 20 de maio de 2012

Sobre a declaração de amor de Vaccarezza


Reprodução da Veja online (extraído do Blog do Garotinho)

Vaccarezza, ao enviar o "torpedo" para Cabral, flagrado pelo SBT e divulgado como uma bomba em todo o país, quis dizer que o PT está com Cabral ou apenas ele e os deputados que controla na CPI? "Você é nosso" quer dizer que Cabral é deles. Mas deles, quem? Seria do Governo?

Sabemos que Lula ajuda na blindagem de Cabral, talvez porque use-o para combater Garotinho, o político que o ex-presidente mais teme eleitoralmente, segundo suas próprias palavras. Mas o Governo é comandado por Dilma. Será que Vaccarezza referiu-se à Presidente da República? Ou seja, Cabral é de Dilma e por isso o protege?

Quando Vacarezza escreve "e nós somos teu" referiu-se ao Governo Federal e, por via de consequência, Dilma Roussef? Sim, porque a frase inteira: "Você é nosso e nós somos teu" revela um ato de reciprocidade. Mas Vacarezza não tem o poder político capaz de proteger e blindar um governador, principalmente quando esse governador está muito mal perante a opinião pública. ntão, esse "nós somos teu" inclui gente de importância política muito acima dele e em condições de bancar a blindagem a Cabral.

Essa "gente importante" seria Lula e Dilma juntos? Tem sentido, porque na eleição para governador, Garotinho, hoje, é imbatível. Se Cabral não se recuperar do golpe que sofreu (um golpe moral é pior que um golpe político), Garotinho pode se dar ao luxo de indicar um candidato e este ser eleito, como ocorreu em 2002 quando, na oposição, com o PT no Palácio Guanabara e Lula em ascensão, elegeu sua esposa, Rosinha Garotinho, no primeiro turno. 

Caso isso venha a ocorrer, Garotinho pode ser candidato à Presidência da República e, como Lula já reconheceu, é o único candidato popular e com densidade eleitoral capaz de uma disputa da qual é possível sair vencedor. Com a saúde abalada, Lula pode desistir de seu sonho de retornar ao Alvorada e continuar apoiando Dilma. Mas esta só conseguirá uma boa performance se a economia estiver bem. Mesmo se assim for, Lula e Dilma sabem que um candidato popular com densidade eleitoral não será fácil de ser batido. 

Pelo sim, pelo não, Lula e Dilma não querem pagar pra ver e é melhor proteger Cabral. Segundo essa análise, puramente especulativa, a mensagem de Vaccarezza flagrada pelo SBT revela a verdadeira intenção do Governo Federal com relação à CPI do Cachoeira. Cabe a nós denunciar essas torpes manobras e é o que o deputado Garotinho tem feito, seguindo-se alguns jornalistas e um ou outro órgão de comunicação.   

Nenhum comentário: