Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 10 de junho de 2012

Você é idiota ou é político?

Leio no Blog do Bastos que os folósofos Mário Sérgio Cortella e Renato Janine Ribeiro lançaram mais um livro, ou, como o ex-secretário de Educação de São Paulo (Cortella) gosta de dizer, "provocações filosóficas", cujo título, "POLÍTICA, para não ser idiota", é uma provocação, quando se sabe que grande parte do professorado do ensino básico é avesso à política e as mulheres e a juventude, enquanto maioria, seguem no mesmo caminho da aversão.

Você é idiota ou é político? Uma boa pergunta, que deve ser feita a todos os adultos. Talvez mesmo aos que tenham mais de 16 anos e têm o direito de participar da escolha dos administradores públicos e seus fiscais diretos. Há mais de 2.500 anos, na Grécia, o morador da Polis, desde que fosse livre, exercia a política, pois era cidadão e, como tal, responsável pelo que ocorria na sua cidade. 

Platão criou uma das principais personagens do planeta, Sócrates, a partir dos debates públicos sobre o homem, os deuses, a justiça, a política, enfim, sobre tudo que dizia respeito à cidade e ao cidadão. Qualquer pessoa sã, ontem ou  hoje, sabe que o que há de mais importante além da vida e sua preservação, é a política. Política, num sentido amplo, é nossa relação com o outro, com a família, com a comunidade, com a nação. 

Quem diz que não se interessa pela política é ruim da cabeça. No mínimo comete um equívoco que demonstra o quanto é deturpado seu pensamento. E aqueles que acusam os políticos (os que detém mandatos) de todos os males da sociedade raciocinam de maneira deturpada, pois os mandatos são outorgados pela sociedade. Seria o caso de se acusar a sociedade. 

Da mesma maneira que os pais, com apoio de uma mídia criminosa, culpam a escola pela "má educação" dos filhos (querem que a escola substitua a família na formação do caráter dos filhos), culpam os políticos, com apoio da mídia criminosa, por tudo que consideram ruim (as leis, o salário, a aposentadoria, o desemprego, a violência, o buraco na rua). Ninguém culpa a si próprio nem a sociedade pela falta de cuidado com o outro, pelos delitos diários, pelo carro na calçada, enfim, por tudo de ruim que o ser humano pratica. 

Essa pergunta de Mário Cortella e Renato Janine Ribeiro, "você é idiota ou é político?" deve ser feita por todos nós, críticos, professores, jornalistas, lideranças. Quem sabe as pessoas reflitam melhor a partir da pergunta que incomoda muita gente?   

Nenhum comentário: