Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 3 de julho de 2012

Os piores bandidos têm seus melhores amigos

Certa vez perguntei a Mário Lago por que ele, um comunista, homem de princípios éticos, alugava seu nome e imagem para a publicidade do governo Sarney quanto aos grandes benefícios aos aposentados que, segundo a propaganda oficial, estavam sendo respeitados em seus direitos, inclusive nos proventos. Era uma mentira do governo e o autor de Amélia sabia. E me respondeu que era um profissional e não recusaria um trabalho pelo qual receberia um bom cachê.

Concluí que os princípios éticos e morais devem vir depois do dinheiro. Ou seja, primeiro o dinheiro, a fama, o poder. Os princípios éticos e morais são mantidos no discurso. Tive vontade de provocar Mário Lago em diversas oportunidades, manifestando-me da platéia, quando ele proferia uma palestra ou falava alguma coisa após algum espetáculo. Mas deixei pra lá, porque sei que é assim mesmo. Os artistas participam dos programas que cegam o povo e discursam contra a programação da TV!!!

O animal humano é o único que se justifica. Portanto, qualquer ato, por mais terrível e/ou desabonador que seja, é justificado. "Matei porque ele me provocou"; "Bati nela porque ela não fez o jantar"; "Roubei porque estou desempregado"; "Tirei do patrão porque ele me explora"; "Todo mundo leva um por fora, por que eu não?" e assim por diante. Fazer propaganda para um sistema que, no discurso, deplora, é normal. 

A sociedade aceita tudo isso dizendo que rejeita. Os corruptos tentam levar para a lama as pessoas sérias porque não podem admitir que tem aqueles que não se vendem, já que acreditam que todo homem tem seu preço. Ninguém confessa espontaneamente, publicamente, que é ladrão ou corrupto, maldoso, falso, hipócrita. Os piores bandidos têm seus melhores amigos. Os que fazem o que realmente acreditam, defendem os princípios éticos até mesmo quando a vida está em risco, são doentes, idiotas, para os que tentam se convencer de que o mais importante é levar vantagem em tudo. 

O processo político/eleitoral mostra bem tudo isso. As pessoas, em grande parte, agem por conveniência. Não defendem o que realmente dizem acreditar, mas sim, o que é conveniente para elas, sem pudor. E os religiosos ainda pregam a justiça divina, a bondade, a fraternidade, enfim, a comunhão. Como têm coragem, eu não sei. E dormem tranquilos porque sempre arranjam justificativas para seus ilícitos.

Teria eu que perdoar Mário Lago e tantos outros que ganham fama e dinheiro com o sistema que fingem combater. Mas não me sinto, ainda, tão fraco. Continuarei acreditando nas pessoas e torcendo para que os humanos que ainda não tornaram-se pessoas, consigam essa façanha

Nenhum comentário: