Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Livro de Avelino é parte de uma série

(Foto: Oguianne Sardinha) 
Pro
O jornalista Avelino Ferreira lança no dia 30, às 19h, no Teatro Municipal Trianon, o livro “São Salvador – 360 anos”. A obra aborda a Festa de São Salvador, que completou 360 anos no dia 6 de agosto de 2012. Este é o terceiro livro de Avelino e faz parte de uma série que o autor pretende lançar, sobre as principais festas religiosas de Campos.  

Porém, o próximo será a história da Câmara Municipal de Vereadores, que também completará 360 anos em dezembro de 2012, com lançamento previsto para setembro. O primeiro livro editado de Avelino Ferreira foi “Faria tudo outra vez”, publicado em 1995; e o segundo “José Cândido de Carvalho –Vida e Obra”, lançado em 2004. 

- Quero com esses livros preservar a memória de Campos e, no caso específico desta obra (São Salvador), pretendo mostrar que o município tem uma história riquíssima, que vem desde o início da colonização. Com isso, reforçar nossa pretensão de que os documentos oficiais tenham uma data anterior à elevação da Vila à categoria de cidade, data que comemoramos a 28 de março e que tem apenas 177 anos - explica Avelino.

Segundo Avelino, há décadas o mundo passou a valorizar o antigo, o que contribuiu muito para a preservação do patrimônio cultural da humanidade. “No Brasil tivemos cidades inteiras consideradas patrimônio e, nas demais cidades, seu patrimônio histórico, cultural, inclusive imaterial sendo preservados, como é o caso recente do Solar do Colégio, hoje Arquivo Público Municipal e do Solar do Visconde de Araruama, hoje, Museu de Campos. Falta a nossa cidade ser considerada por nós próprios e pelos estrangeiros como uma cidade histórica. Tento, com minhas pesquisas, contribuir para que isso ocorra", afirma o jornalista. 


O autor já venceu diversos concursos de reportagens, crônicas, contos, monografias. Uma de suas crônicas sobre Campos foi escolhida e inclusa no livro Crônicas da Cidade Amada, da Academia Brasileira de Letras, organizado por Arnaldo Niskier. A parceria com Viviane Terra, pedagoga e pesquisadora da cultura regional, e com Sylvia Paes, professora de História e pesquisadora da História Regional, rendeu, segundo Avelino, excelentes frutos e diversos trabalhos estão prontos, apenas aguardando editor ou verba para a impressão.  
(Matéria de Wesley Machado, feita para a PMCG)

Quem desejar adquirir um exemplar, é só ligar para Viviane: 9872-5626

Nenhum comentário: