Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 25 de agosto de 2012

Morre Armstrong, o 1º homem a pisar na lua

Neil Armstrong 

foi o 1º homem a pisar na lua

e faleceu hoje, aos 82 anos de idade

O norte-americano Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na lua, morreu neste sábado, aos 82 anos, em Ohio, nos Estados Unidos, dias depois de ser submetido a uma cirurgia no coração, segundo as redes de televisão 'NBC' e 'ABC'.
Armstrong, que em julho de 1969 fez história na missão do Apollo 11, junto aos astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins, ainda não teve a causa da morte divulgada.

A morte de Armstrong foi noticiada em todo o mundo. Os americanos tratavam-no, assim como Buzz Aldrin e Michael Collins, como heróis. Inclusibe, antes da visita a Campos, em 2009, Buzz Aldrin foi recebido por Barak Obama na Casa Branca e o presidente americano apresentou-o aos estudantes do Ensino Médio  como herói. 

Aproveito a notícia da morte de Armstrong para lembrar a visita de Buzz Aldrin, seu companheiro de Apollo 11 e que pisou na luua após ele. A visita de Aldrin a Campos foi noticiado em todo o mundo, inclusive com fotografias da recepção no aeroporto e da conferência sobre os 40 anos da Missão Apollo 11, ao lado do vice-prefeito Dr. Chicão e da secretária de Educação Joilza Rangel e do Dr. Marcelo Souza Oliveira, do Clube de Astronomia.  



Buzz Aldrin pisou na lua logo após Neil Armstrong

Atendendo convite do Clube de Astronomia Louis Cruls, feito pelo coordenador do clube, Dr. Marcelo Souza, astrônomo e professor de Física na Uenf, o astronauta Buzz Aldrin esteve em Campos, quando foi recebido festivamente no Aeroporto Bartholomeu Lyzandro. 

Para recepcioná-lo, ele que chegou com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, estava o vice-prefeito, Dr. Chicão Oliveira, a secretária de Educação, Joilza Rangel, o presidente da Fundação Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, entre outras autoridades municipais, além de populares e estudantes, que lhe ofereceram flores e cantaram, em inglês, a música "That's the way (I like it)". 

Ao lado de sua esposa, Louis Aldrin, Buzz Aldrin ficou muito satisfeito com a recepção e agradeceu ao povo de Campos pela acolhida, dizendo que foi melhor do que quando pisou na lua e brincou: "lá, não havia ninguém me esperando".

Sobre a visita de Aldrin, o portal de notícias G-1 fez a cobertura. Matéria abaixo: 

Segundo homem a pisar na Lua faz visita ao Brasil.
Ele chegou ao Rio de Janeiro acompanhado do astronauta Marcos Pontes.

Marília Juste
Do G1, em Campos dos Goytacazes (RJ)

O astronauta norte-americano Buzz Aldrin brincou ao afirmar que a chegada ao Brasil nesta terça-feira (17) foi melhor que a chegada à Lua. "A recepção foi bem melhor do que pousar na Lua. Lá não tinha ninguém me esperando", disse.

Aldrin chegou à cidade de Campos de Goytacazes (RJ) para um evento de comemoração dos 40 anos da missão da Apolo 11. 

O norte-americano foi recebido por uma banda e uma apresentação de dança de alunos das escolas públicas da cidade. Ao lado dele estava a esposa, Louis Aldrin, e o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Chegada ao aeroporto: Dr. Chicão, Marcos Pontes e Buzz Aldrin 


Aldrin possa com os estudantes que cantaram para ele

Buzz Aldrin aplaude a calorosa recepção, ao lado de Marcos Pontes 
e sua esposa Louis Aldrin. Na foto dá para reconhecer Dr. Chicão 
à esquerda, Dr. Marcelo, à direita, os professores Avelino e Fred mais atrás.  

As crianças cantaram em inglês e Aldrin elogiou a pronúncia dos estudantes, que escolheram a música "That's the way (I like it)" para recebê-lo.  "Eles cantam muito bem, é muito musical. Eu também gosto de música, já até fiz um rap", disse o astronauta, comentando o vídeo na internet em que aparece ao lado do rapper Snoop Dogg.

Aldrin deve encontrar novamente os estudantes da cidade em evento em praça pública às 16h. À noite, ele participou de uma solenidade em comemoração aos 40 anos da missão, no Teatro Trianon.

Na noite de segunda (16), Buzz Aldrin concedeu entrevista ao G1 e disse que o Brasil deveria investir na exploração tripulada do espaço e os Estados Unidos não deveriam voltar à Lua.


Nenhum comentário: