Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Garotinho esclarece os tiros: foi tentativa de assalto



Diferentemente do que ocorreu em junho, próximo a Cabo Frio, quando o alvo era Garotinho (as balas só não o atingiram porque ele estava deitado no banco traseiro), os tiros que atingiram o veículo usado por ele, mas que no momento estava estacionado, com o motorista dentro, não tinham o ex-governador e deputado como alvo. Este seria a própria produtora onde Garotinho gravava mensagens de apoio aos candidatos do PR.
O próprio Garotinho diz que os tiros, que atingiram paredes, grades e o seu carro, foram desferidos por homens que tentavam assaltar a produtora, situada em Santa Teresa, Rio de Janeiro. O fato ocorreu na quarta-feira e o site Ururau noticiou como tentativa de assalto. Os sites G1 e R7 também noticiaram e foi gerada a dúvida: tentativa de assalto ou de atingir o deputado?
Segundo o dono da produtora, Donato, dentro do carro de Garotinho, que é blindado, estava apenas o motorista, que não se feriu. De acordo com os vizinhos, os seguranças do político reagiram. Não houve feridos. Garotinho estava no quarto andar do prédio da produtora no momento do tiroteio, segundo o dono da produtora.
A assessora de Garotinho, Isabele Coelho, informou que uma dupla armada chegou em uma moto, e o carona teria saltado e tentado entrar na produtora. De acordo com a assessora, o segurança do deputado estava do lado de fora, tentou abordar o homem e houve troca de tiros.
Segundo Isabele, os dois homens fugiram atirando, cada um tomando um sentido da rua. Ela ressaltou que essa foi a versão apresentada pelo segurança para o deputado. O carro de Garotinho teria sido atingido no pára-brisa e no vidro traseiro. Garotinho não registrou queixa na delegacia por entender que houve uma tentativa de assalto à produtora e que, por isso, caberia ao dono do estabelecimento fazer o registro.
Nos muros das casas vizinhas, na Rua Cândido Mendes, onde fica a produtora, há marcas de tiros. Uma vizinha, que preferiu não se identificar, disse que o grupo que atirou no carro estava em um carro e em uma moto.
Como o fato foi amplamente noticiado em sites e blogs, Garotinho emitiu uma nota: 
Nota de esclarecimento
O intuito desta nota é apenas tranquilizar os amigos que tomaram conhecimento do fato ocorrido ontem à noite, na produtora onde gravava programas eleitorais em apoio a vários candidatos do PR.
Homens armados tentaram invadir a produtora, provavelmente para realizar um assalto. Houve uma intensa troca de tiros entre os marginais e o meu motorista, policial aposentado, e o responsável pela minha segurança, um coronel da reserva do Corpo de Bombeiros.
Graças a Deus com a reação da minha segurança, os bandidos mesmo dando muitos tiros fugiram. Um dos tiros atingiu o vidro dianteiro do meu carro; outro tiro estilhaçou o vidro traseiro. Felizmente ninguém ficou ferido. Como não queria dar ao fato nenhuma conotação política, me mantive em silêncio, ao invés de explorar o episódio como outros certamente fariam.
A decisão de não registrar a ocorrência foi do dono da produtora, que fica em Santa Teresa, afinal a responsabilidade com as cerca de 80 pessoas que estavam dentro do prédio no momento – inclusive eu – é dele.
Agradeço a Deus por mais esse livramento, aos meus colaboradores que tiveram coragem de enfrentar os marginais, e a todos os que têm telefonado e me enviado mensagens por conta do episódio.

Nenhum comentário: