Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 28 de outubro de 2012

Garotinho, o grande vencedor em São Gonçalo


O resultado final do 2º turno da eleição no Estado do Rio de Janeiro mostrou que a política em nosso estado vai muito além das análises simplistas de alguns analistas políticos. 

Inicio parabenizando Neilton Mulim, que numa virada impressionante conquistou a prefeitura de São Gonçalo, segundo maior colégio eleitoral do Estado do Rio de Janeiro. Seu adversário Adolfo Konder além do apoio da prefeita Aparecida Panisset, usando a máquina da prefeitura de forma criminosa tinha depoimentos de apoio na TV, de Lula, Dilma, Cabral, Lindberg, Crivella, entre outros. 

Com a sua forma honesta de fazer política, sua humildade no trato com as pessoas, Neilton conseguiu uma das vitórias mais incríveis deste 2º turno já que o seu concorrente Adolfo Konder teve no 1º turno da eleição 192 mil votos e agora 202 mil, enquanto Neilton subiu de 116 mil para 265 mil votos. 

Tenho fé e esperança em Deus que ele será um grande prefeito de São Gonçalo. Fiz tudo que podia como presidente estadual do PR e como seu amigo pessoal. 

Felicito também Rubens Bomtempo eleito pelo PSB prefeito de Petrópolis tendo como vice o professor Fernando Vaz, do PR. Nesta cidade aconteceu mais uma das covardias do TRE - RJ transformado em repartição do Palácio Guanabara. Mas Rubens Bomtempo com seu preparo e equilíbrio soube derrotar todas as adversidades e derrotou o queridinho do fazendeiro Picciani, o deputado Bernardo Rossi (PMDB). 

Em Volta Redonda no sul-fluminense, embora tenha feito uma campanha espetacular, o deputado federal Zoinho (PR) teve mais de 77 mil votos, mas o vencedor foi o prefeito Neto (PMDB). Nos últimos dias de campanha como crescimento de Zoinho até Michel Temer foi levado para socorrer o prefeito de Volta Redonda. 

Parabéns aos demais vencedores: Denis Dauttamann (PC do B) em Belford Roxo, ele venceu Waguinho do PRTB; em Duque de Caxias, o PMDB sofreu uma derrota contundente: o deputado Alexandre Cardoso (PSB) derrotou o deputado e ex-prefeito Washington Reis; em Niterói numa eleição disputada voto a voto Rodrigo Neves (PT) deu a única vitória ao Partido dos Trabalhadores no Rio de Janeiro; e finalmente Nova Iguaçu elegeu Nelson Bornier numa das eleições mais complicadas, tumultuadas e parciais da história do Estado do Rio de Janeiro. 

Só para lembrar até o dia da inseminação do nome dos candidatos nas urnas do 1º turno, Nelson Bornier e Rogério Lisboa tinham como vices candidatos do PR, o que quase provocou o adiamento da eleição. 

O povo foi às urnas e deu o seu recado como diria o saudoso locutor esportivo Waldir Amaral: "Falou, tá falado!". 

Apenas alerto aos analistas de resultados eleitorais duas questões. Excetuando-se a incontestável vitória de Eduardo Paes na cidade do Rio de Janeiro, o grande derrotado das urnas foi o PMDB - RJ. Perdeu para o PT a administração de Angra dos Reis, a maior cidade da Costa Verde. Foi derrotado nas duas principais cidades da Região dos Lagos, em Araruama quem venceu foi Miguel Jeovani (PR), e em Cabo Frio, o vencedor foi Alair Corrêa (PP) em aliança com PR. Na região norte do estado nas duas principais cidades, Campos e Macaé sofreu duas derrotas fragorosas, para o PR (Rosinha) em Campos, e para o PV (Dr. Aluísio) em Macaé. 

No noroeste do estado perdeu nas três mais importantes cidades, duas inclusive que são administradas por peemedebistas, em Miracema o vencedor foi Joedyr Orsay (PR) e em Santo Antônio de Pádua acabou a oligarquia de 30 anos da família Padilha com a vitória do nosso candidato Josias Quintal; e em Itaperuna o PMDB estava tão fraco que apoiou o nosso candidato Alfredão, que foi o vencedor. 

Na Região Serrana perdeu na principal cidade, Petrópolis, para a chapa PSB - PR. No sul do estado não fosse a vitória de hoje em Volta Redonda, o PMDB teria passado um vexame, o candidato apoiado pelo PR em Barra Mansa, Jonas Marins, do PC do B derrotou o candidato do PMDB, o prefeito José Renato. Em Resende Noel de Carvalho (PMDB) amargou a maior derrota eleitoral da sua vida. 

Isso sem contar a vitória do PR em São Gonçalo, o segundo maior colégio eleitoral do estado. 

Passo dessas observações para uma outra muito importante. O número que está sendo usado pela imprensa para comparações sobre o PMDB no Rio de Janeiro está equivocado. Falam que caiu de 35 para 24 prefeitos. Mas 35 foi o número de prefeitos eleitos em 2008, como vários deles mudaram de partido o foram para o PMDB, o partido de Cabral na verdade tem hoje 42 prefeitos, e caiu para 24. 

Mas a hora não é de fazer mais análises e sim de cumprimentar os vencedores, consolar os derrotados, e desejar que Deus abençoe a todos. 

(Reprodução do Blog do Garotinho)

Nenhum comentário: