Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Livro de Wesley marca o centenário de clube campista


O jornalista Wesley Machado faz o pré-lançamento da 1ª edição limitada do seu 1º livro próprio "Saudosas Pelejas - A história centenária do Campos Athletic Association", neste domingo, às 15 horas, na sede do Campos Atlético Associação, localizada na Avenida Alberto Torres, número 714, Parque Leopoldina. O livro é o resultado da pesquisa que Wesley fez para o Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da Faculdade de Filosofia de Campos no ano de 2008. 

A pesquisa foi ampliada com a ajuda do diretor do Campos A. A., Wilson Carlos, que foi ao Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho em busca de mais notícias e novas histórias que entraram no livro. "Saudosas Pelejas" tem orelha de Afonsinho, primeiro jogador a obter o passe livre e que teve uma polêmica com o então técnico do Botafogo, Zagallo, supostamente por ter deixado a barba crescer. O prefácio do livro de Wesley foi escrito por Péris Ribeiro, autor da biografia de Didi, "O Gênio da Folha Seca".

Com capa de Fernando Luiz e diagramação e arte de Enockes Cavalar, "Saudosas Pelejas", tem 160 páginas de textos e fotos históricas, como a do fundador do clube, Ângelo de Carvalho. Nos anexos, textos de escritores, jornalistas e torcedores que escreveram sobre o "Antigo Leão da Coroa", tais como Waldir de Carvalho, Oswaldo Lima, Hugo de Campos, Roberto Findlay, Orávio de Campos, Carlos Alberto Redondo e Márcio de Aquino.

Wesley Machado jogou no time mirim do "Roxinho", que se sagrou bi-campeão da Copa Jornal "A Cidade" nos anos de 1990 e 1991, competição esta disputada no Clube de Regatas Saldanha da Gama. Apesar de destro, Wesley jogava improvisado de lateral esquerdo, guardadas as devidas proporções como Nilton Santos e Júnior. Ele foi levado para o clube pelo avô materno, Egenildo Barbosa. O avô paterno do autor, Fernando Machado, também foi jogador do "Roxinho", tendo jogado uma partida pela equipe de aspirantes contra o São José em Goitacazes.


Nenhum comentário: