Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Olimpíada de Astronomia premia alunos de Campos


Quando o Clube de Astronomia Louis Cruls, coordenado pelo doutor em Física e astrônomo Marcelo Souza Oliveira, promoveu o II Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, em 2009, a Prefeitura de Campos, via Fundação Oswaldo Lima, juntamente com o IFF (Cefet), apoio do CNPq, os diversos continentes do planeta foram representados, assim como o Brasil, com grande parte de suas universidades.

Concluiu-se que a Astronomia, além de importante na área das ciências (desde a Grécia antiga e mesmo antes, em parte do Oriente) é a porta de entrada para o interesse dos estudantes em algumas esferas fundamentais do conhecimento, como a Matemática e a Física. Sabemos todos das dificuldades no ensino e aprendizado dessas duas disciplinas.

O Uruguai tornou, neste mesmo ano, o ensino de Astronomia obrigatório no fundamental. Outros países têm projetos nesse sentido. No mesmo ano de 2009, Barak Obama, presidente americano agora reeleito, reuniu estudantes do ensino médio na Casa Branca e convidou alguns astrônomos e o astronauta Buss Aldrin (que esteve aqui logo depois), a quem tratou como herói, colocou vários telescópios no pátio e fez um discurso interessante sobre a importância da Astronomia e que os EUA tinham que retomar a liderança na área da Matemática.

Pois bem, essa introdução parece grande, mas é ínfima em relação ao que é necessário dizer sobre a importância da Astronomia no nosso ensino. Não como disciplina (já temos muitas), mas como projeto permanente para que os estudantes, via Astronomia, interessem-se pelas ciências, principalmente a Física e a Matemática. 

Por isso mesmo é que iniciativas como essa Olimpíada de Astronomia é de grande importância e a participação da Secretaria Municipal de Educação, fundamental para que nossos alunos se entusiasmem pelas ciências e ganhem o destaque merecido. Não apenas alguns alunos, como os que agora foram agraciados, mas uma gama bem maior deles, para que saiam das nossas salas de aula futuros cientistas. 


Abaixo, a matéria da premiação dos alunos da EM Olavo Saldanha, extraída do site Ururau, na coluna De Olho na Cidade: 

Alunos campistas se destacam na 

Olimpíada Brasileira de Astronomia




Três alunos da Escola Municipal Olavo Alves Saldanha Filho, da localidade de Boa Vista, distrito de Santo Amaro, na Baixada Campista, foram destaque na XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Alex Ribeiro Maciel da Silva conquistou a medalha de prata.
Suelen Ricardo Barbosa e Robert William Lima ficaram com a medalha de bronze. Eles são alunos da 7ª série do ensino fundamental.
Ao todo, 785.191 alunos de escolas públicas e particulares de todos os estados do Brasil participaram da Olimpíada, com a colaboração de 63.925 professores de 8.968 escolas.
 Para Alex, o resultado foi uma surpresa, apesar de ter se preparado durante dois meses. Ele estudou sozinho, o livro O Fascínio do Universo e dá dicas para quem quiser ser bem sucedido na Olimpíada: estudar muito e prestar muita atenção na hora da prova.

Participaram da OBA, alunos do 6º ao 9º anos da Escola Municipal Olavo Alves Saldanha. O professor Jorge Henrique de Lacerda e Silva foi o coordenador da Olimpíada na escola e incentivador dos alunos. Segundo ele, o apoio da direção da escola foi fundamental para o bom desempenho dos alunos.
- Precisamos cada vez mais investir nos nossos professores e alunos, para que eles continuem fazendo a diferença – disse a secretária municipal de Educação, Joilza Abreu. A OBA é executada por uma comissão de astrônomos da Sociedade Astronômica Brasileira, que trabalham na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uerj).
Segundo a coordenadora de Ciências do 6º ao 9º anos da Secretaria de Educação, Carla Salles, o desempenho dos alunos reflete o trabalho que é desenvolvido pela escola. Ela informou que será realizada uma cerimônia pra a premiação dos alunos. A data ainda não foi definida.
O coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e vice-presidente da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, João Batista Garcia Canalle, parabenizou a secretária de Educação, Joilza Abreu, pelo excelente resultado obtido pelos alunos da escola da rede municipal.

Nenhum comentário: