Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 25 de novembro de 2012

Venda de computador cai mas a de Tablets sobe


As vendas de computadores no Brasil estão estagnadas, segundo a Abinee (associação do setor). De janeiro a setembro, a comercialização de PCs cresceu apenas 1% ante igual período de 2011, com 11,8 milhões de unidades que incluem produção nacional e uma pequena parte importada.

"Já chegamos a ter crescimentos de 15% e até de 20% nos últimos anos. Isso é reflexo do sentimento de cautela do consumidor devido à crise internacional", diz Hugo Valerio, diretor da Abinee. A indústria já sente o avanço modesto, mas espera reação do comércio no Natal, segundo o executivo.

A queda está concentrada nos computadores de mesa (-12%), com apenas 5 milhões de unidades vendidas. Os notebooks registraram aumento de 13%.
"Os desktops recuaram, mas isso é uma tendência em razão da mobilidade dos notebooks que estão com capacidade cada vez maior", diz. O mercado de tablets, por outro lado, avançou 188%.

"O crescimento é grande porque é um produto novo. Muitos compram achando que vai substituir o PC, mas depois percebem que é um dispositivo com funções mais restritas", afirma.

Os celulares tradicionais também tiveram retração, de 29%, enquanto os smartphones cresceram 74% e passaram a representar 26% do total de telefones móveis.

(Coluna Mercado Aberto da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: