Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Morte de criança de dois anos é considerada suspeita

Polícia Civil investiga morte de 
criança de 2 anos de idade em Campos
Fotos: Vagner Basílio

Suspeita é que o menino tenha sofrido maus tratos e abandono




A Polícia Civil da 134ª Delegacia de Polícia instaurou inquérito para investigar a morte de uma criança de dois anos de idade, nesta sexta-feira (07/12). A suspeita é de que ela tenha sofrido maus tratos e abandono de incapaz.

O caso foi parar na delegacia após o pequeno Pedro Henrique de Oliveira de Souza dar entrada no Posto de Urgência (PU) da Saldanha Marinho, por volta das 12h, e falecer minutos depois, às 12h30. O menino chegou à unidade, levada pela madrasta, por apresentar quadro febril, vômito e diarreia contínuos desde a última quarta-feira (05/12). Informações dão conta de que Pedro estava muito magro, desnutrido, desidratado, com aspecto amarelado e sem uma unha. Também tinha feridas na boca aparentando ser queimadura.

De acordo com um policial militar, um comunicado vindo da unidade hospitalar, de que uma criança teria vindo a óbito devido a um grave estado de desidratação e desnutrição, e possivelmente sinais de maus tratos, levou a Polícia Militar averiguar a ocorrência. “A informação era essa pelas características e estado apresentados pelo menino, porém, nada foi confirmado. Agora é esperar pela avaliação do delegado para com o caso”, afirmou o agente.

Segundo o pai da criança, o pintor Rodrigo da Conceição Ribeiro de Souza, de 26 anos, o menino morava com a mãe em Ibitioca e chegou a sua casa, no Bairro do Turf Club, no último final de semana. 

“Foi a primeira vez que ele veio passar umas semanas comigo. Chegou tossindo e com sintomas de gripe, mas minha mãe deu alguns remédios e ele melhorou. Mas, na quarta-feira (05/12) começou a vomitar e com diarreia. Minha atual esposa deu um chá para amenizar a diarreia, e logo também, apresentou melhora, porém a febre continuou e por esse motivo ela o teria levado ao PU”, explicou Rodrigo acrescentando que a queimadura na boca foi ocasionado por comida quente ingerida pela filho.  

A mãe de Pedro, a dona de casa Isabel Cristina de Oliveira da Silva, 26 anos, contou que estava em sua residência quando soube da morte do filho. Segundo ela, o menino tinha vários problemas de saúde desde que nasceu, inclusive, dificuldades para respirar, motivo este que a fez parar de trabalhar para cuidar do menino.

“Não imagino o que aconteceu. Meu filho sempre teve uma saúde debilitada, mas em momento algum fui comunicada de que ele estava passando mal”, declarou a mãe. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Por volta do meio-dia desta sexta-feira (07/12), uma criança de dois anos de idade (sexo masculino), deu entrada no PU da Saldanha Marinho - levada pela madrasta -, já em parada cardiorespiratória. Os esforços em reanimá-la foram em vão.
A criança, além de quadros de desidratação e desnutrição, apresentava algumas marcas suspeitas pelo corpo. Os profissionais do PU comunicaram o caso ao Conselho Tutelar e à Delegacia de Polícia, onde foi feito um boletim de ocorrência.
Como a morte da criança é considerada suspeita, o corpo seguirá para o Iinstituto Médico Legal (IML), para necrópsia.
(Matéria extraída do site Ururau)

Nenhum comentário: