Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Niemeyer, o arquiteto das curvas

Foto em preto e branco de Tuca Vieira - 8.dez.2004/Folhapress

Com o golpe militar de 1964, Niemeyer encontrou dificuldades em emplacar a maioria de seus projetos no Brasil, motivo que o levou a fixar residência em Paris, onde o Louvre apresentou uma exposição de suas obras.

Estabelecido na Europa, o arquiteto desenvolveu obras para clientes em diferentes cantos do mundo, deixando sua marca em países como Argélia, Itália e Portugal antes de retornar ao Brasil no início dos anos 1980.

Em 1988, Niemeyer se tornou o primeiro brasileiro vencedor do prêmio Pritzker --o segundo foi Paulo Mendes da Rocha. No mesmo ano, cria o projeto do Memorial da América Latina, em São Paulo.

Algumas de suas obras mais importantes foram desenvolvidas ao longo das décadas seguintes. Entre elas se destacam o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio, o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e o Auditório Ibirapuera, dentro do parque, em São Paulo.

Ao completar 100 anos em 2007, o arquiteto foi homenageado por diversas autoridades no mundo inteiro, recebeu do governo francês o título de Comendador da Ordem Nacional da Legião de Honra, além da Ordem da Amizade, concedida pelo governo russo.

Na ocasião, dezenas de exposições retomaram o legado de Niemeyer dentro e fora do Brasil. Dois anos mais tarde, na Venezuela, a maior mostra já feita sobre o arquiteto é organizada, traçando uma retrospectiva completa de sua carreira.

(Trecho de matéria da Folha de São Paulo)


Foto colorida de Tuca Vieira - 8.dez.2004/Folhapress
Oscar Niemeyer em foto de 2004; clique para ver outras imagens do arquiteto 

Nenhum comentário: