Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Doação de sangue na Câmara mobilizou a comunidade

Os vereadores doaram sangue (um grupo pela manhã e outro à tarde)

na campanha que, segundo Edson disse às TVs

e rádios (na foto, com Souza Neto)

foi um sucesso, pois a comunidade participou

O vereador e médico Paulo Hirano foi um dos primeiros a doar

Márcio soube da campanha e se fez presente,
mas ele já doador e já teve caso na família que precisou de sangue

Durante todo o dia houve fila para a doação, nas tendas 
em frente à Câmara

O ônibus do Hemocentro tem quatro assentos e, antes e depois 
da coleta, os doadores receberam lanche adequado

Confiram a matéria publicada no site Ururau:
Vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Campos se engajaram na manhã desta terça-feira (19/02), numa uma grande campanha de doação de sangue na intenção de conscientizar a população para a importância do ato de doar. A idéia foi encaminhada ao presidente da Casa, Edson Batista, pelo vereador José Carlos Nascimento e abraçada de imediato pelos vereadores. 
De acordo com o presidente da Casa de Leis do município, Dr. Edson Batista, a campanha sela o termo de compromisso assinado nesta segunda-feira (18/02), visando implementar e colaborar com a implantação de agências transfusionais em todos os hospitais do município que realizam mais de 60 transfusões de sangue por mês, seja ele público ou privado.
Dr. Edson esclareceu que o termo vem tirar do papel uma lei que já existe há dois anos e que estabelece que toda unidade hospitalar que faz mais de 60 transfusões mensais devem possuir uma unidade de coleta. 
Segundo ele, em Campos, seis unidades hospitalares, Beneficência Portuguesa, Santa Casa de Misericórdia, Hospital dos Plantadores de Cana, as unidades do Grupo Imne, Hospital da Unimed, e o Hospital Escola Álvaro Alvim devem se adequar à norma, no entanto, somente os dois últimos acompanhados dos hospitais públicos, Hospital Ferreira Machado e Hospital Geral de Guarus, o fizeram.
O termo também teve engajamento das secretarias de saúde de São Francisco do Itabapoana e São Fidélis, dois dos 19 municípios atendidos pelo Hemocentro Regional. 
“Se cada um desses hospitais conseguirem colaborar com 100 bolsas de sangue cada um, serão 600 bolsas a mais, isso já é mais da metade da média mensal do Hemocentro. Se conseguirmos mobilizar os municípios vizinhos, com 80 coletas por mês, serão mais 1520 bolsas. Essa medida já iria normalizar os estoques”, avaliou o presidente da Câmara.
Dando exemplo aos colegas, o ex-secretário de saúde do município e atual vereador, Dr. Paulo Hirano, foi o primeiro membro da casa a doar. Ele lembrou da importância da conscientização da população na causa que é do interesse de todos.
“Organizamos essa manifestação simbólica, no primeiro dia de trabalho do legislativo, para mostrar à população que a Câmara está preocupada com as necessidades da nossa cidade. Queremos incentivar a sociedade a fazer grupos permanentes de doação. Qualquer um de nós pode precisar em algum momento”, ressaltou o vereador.
A Diretora do Hemocentro Regional, Daniela Tudesco enfatizou que a ação, deve ajudar a deixar o estoque da unidade em um nível mínimo para atender à demanda.
“Como nesse período de Carnaval a necessidade de uso superou o número de doações, estamos com o estoque bem abaixo do ideal”, ressaltou a diretora.
DOE SANGUE
Para doar, os interessados devem comparecer ao Hemocentro, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, portando documento de identidade original.

Os doadores necessitam estar em jejum de alimentos gordurosos pelo menos três horas, ter boa saúde, pesar no mínimo 50 kg e ter idade entre 16 e 67 anos. Menores de idade devem comparecer acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

Nenhum comentário: