Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Sucesso a audiência pública sobre segurança nas casas de show











Os vereadores da situação e da oposição atenderam o convite do presidente, Dr. Edson Batista, e compareceram a Audiência Pública realizada na tarde desta quinta-feira, tendo como pauta única a questão de segurança das casas de shows no município. 
Além do Dr. Edson, que abriu e encerrou a sessão, discursaram os vereadores paulo Hirano, líder do Governo, Fábio Ribeiro, presidente da Comissão de Fiscalização da Câmara, o coronel Eduardo Ribeiro, representando o Corpo de Bombeiros, o chefe do setor de Posturas da Prefeitura, José Ribamar, o deputado estadual Geraldo Pudim e o deputado federal Paulo Feijó, além dos representantes da sociedade que se inscreveram para falar. 
O jornal virtual Ururau publicou há pouco matéria sobre a sessão da Câmara, que reproduzo abaixo, com fotos de Carlos Grevi: 
Tendo a tragédia de Santa Maria como pano de fundo, a Câmara de Vereadores de Campos realizou, nesta quinta-feira (07/02), uma “Audiência pública sobre a segurança nos estabelecimentos e casas de shows de Campos dos Goytacazes – evitando tragédias”. Este é o terceiro encontro entre legislativo, autoridades públicas e políticas e a população.
Além dos cinco vereadores que compõem a comissão de trabalho constituída para atuar no caso, Fábio Ribeiro, Alexandre Tadeu, Alonsimar, Gil Viana e Genásio, todos os vereadores foram convocados.
A sessão solene aprofundou a discussão da segurança nas boates e casas de diversão de Campos, e teve como principal objetivo garantir a integridade do cidadão, a criação de mecanismos de segurança e o aprimoramento dos órgãos de fiscalização. O presidente Edson Batista abriu a audiência em que o primeiro a falar foi o vereador Paulo Hirano (PR), comentando erros como os que acometeram dezenas de vítimas no Sul, acontecem repetidamente, sendo em sua maioria, provocados por uso de fogos de artifício em ambientes fechados, inapropriados.
O vereador ainda disse que, revestimentos de espuma (polimetano); falta de equipamentos de segurança, como extintores; sensores de fumaça; falta de saída de emergência; superlotação, entre outros fatores, precisam ser vistoriados veemente. “Zelar pela vida é um dever de todos. Nós vereadores estamos cumprindo com nosso dever de fiscalizar para assegurar que as leis sejam cumpridas. Contudo, colaborar é responsabilidade de todos nós. Toda sociedade deve estar envolvida e mobilizada para não ser a própria vítima do processo de conformismo, comodidade e descumprimento das normas e leis”, ressaltou Paulo Hirano.









Representando o Corpo de Bombeiros Militar, o tenente coronel Eduardo Ribeiro relembrou as medidas que foram tomadas, a fim de garantir que a tragédia de Santa Maria não aconteça no município.“Foi montada uma força tarefa onde vistoriamos 12 estabelecimentos, entre os dias 30 e 31. Na cidade, foram encontradas três casas noturnas regulares e nove funcionando irregularmente. A situação de Campos é grave, porém são questões que rapidamente podem ser resolvidas. Esses estabelecimentos já procuraram o Corpo de Bombeiros, e já estão se mobilizando para se regularizar. O empresariado está bem consciente e quer que sua casa seja um ambiente seguro para a população”, afirmou o oficial.









O deputado estadual, Geraldo Pudim (PR), comentou que é preciso que se produza, na Casa de Leis, um documento claro e sucinto, onde todos possam estar evolvidos com essas questões de calamidade pública. 
“Estou assumindo um compromisso com a Câmara de Vereadores da minha cidade. Foi preciso acontecer uma tragédia como esta, cujo número de vítimas foi a terceiro maior em todo o mundo, para que pudéssemos estar todos reunidos aqui para esta questão. Vou levar este, que é um tema sério, à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), porque nós não podemos de forma alguma permitir que isso aconteça em nenhum lugar do Brasil”, lamentou o deputado.
Além do tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Eduardo Ribeiro e do deputado Geraldo Pudim, a audiência contou com as presenças do diretor de Fiscalização e Posturas Municipal, José Ribamar; o deputado federal Paulo Feijó (PR); o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Campos, João Paulo da Costa Cunha; o diretor de Educação do Procon/Campos, Paulo José Rangel Martins; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campos, Carlos Fernando Monteiro, o Guru; o secretário de Defesa Civil Municipal, Henrique Oliveira; o presidente da JCI (antiga Câmara Júnior de Campos), Adriano Rangel Parreira, entre outras autoridades.
(Foto: Oguianne Sardinha)
A platéia ouviu atentamente os oradores



Nenhum comentário: