Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 14 de março de 2013

Nildo Cardoso quer criar Zona de proteção Mineral


Nildo Cardoso dirigiu a reunião (foto: Márcia Lemos)


A Câmara Municipal de Campos, através do vereador Nildo Cardoso deve propor a formação de uma Zona de Proteção Mineral. A intenção é proteger o parque ceramista e garantir a extração de matéria prima do setor. Nildo Cardoso informou que “pessoas de fora” estão registrando as reservas para posterior utilização. Os que exercem a atividade não sabem porque essas pessoas não adquirem as terras.  

Nildo Cardoso disse que desde 2006 vem destacando que o setor cerâmico está consciente da necessidade de se formar a Zona de Proteção Mineral para assegurar que o parque ceramista possa ter reservas de matéria prima para operar a médio, curto e longos prazos. O edil destacou que o setor emprega mais de 30 mil pessoas direta e indiretamente.

Segundo levantamento da Uenf e do Sebrae, praticamente todo o subsolo do município está listado em requerimentos que objetivam o licenciamento para extração. “Para se ter uma idéia”, explica o vereador Nildo Cardoso, “isso significa que as jazidas de argila vermelha da Baixada Campista estão em mãos de pessoas que não compraram a terra e nem desenvolvem a atividade em superfície. Até a areia existente no leito do rio Paraíba do Sul de Campos até a foz estão sendo registradas”.

O vereador quer realizar uma sessão especial na Câmara Municipal com todos os ceramistas para discutir o assunto com mais profundidade. Compareceram à reunião os vereadores José Carlos Monteiro, Miguelito, Rafael Diniz, Mauro Silva, Jorge Rangel e Paulo Hirano. Também estiveram presentes os representantes do Cidac, Ranulfo Vidigal e Robson Colla; Marcelo Reis, da Secretaria de Planejamento; Benigno da Silva Neto da Firjan; Wilson Cabral, da Secretaria de Meio Ambiente; Rodolfo Torres do DRM-RJ, Sérgio Wagner Linhares da Fundenor; Adelfran Lacerda da Assessoria de Imprensa de Águas do Paraíba; Denise Melo (Me); Sérgio Souza do GEOSA BS e Eduardo Crespo da Secretaria de Agricultura e Pesca.
(Sobre matéria de Márcia Lemos)

Nenhum comentário: