Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 20 de abril de 2013

Câmara recebe convidados internacionais do Encontro de Astronomia


(Foto: Thiago Freitas)
Da esquerda para a direita: Habib Montoya, Marcos Pontes, José Funes, Marcelo Souza, Edson Batista, Pedro Russo, Cristian Tehrán, Scot Roberts e Laurent Laveder.
A Câmara Municipal de Campos recebeu nesta sexta-feira (19) alguns convidados de diversos países que  participam do 6º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. O evento está sendo realizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, com apoio do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campos-Centro, Prefeitura de Campos, Câmara Municipal e chancela do escritório da Unesco no Brasil. 
O teólogo José Gabriel Funes, diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, ministrou palestra sobre o interesse do Vaticano na Astronomia. Ele afirmou que a Igreja tem tentado resolver as complicações entre a igreja e a religião.
“A igreja não está contra a religião, mas promove a ciência e tem tentado resolver as complicações com a religião. Se a religião não considera a ciência, a religião poderá se tornar de visão muito estreita. Estamos aqui para explorar o universo, essa é a nossa missão”, disse o renomado teólogo e pesquisador na área de astrofísica, conhecido internacionalmente.  
De acordo com ele, após o meteoro que caiu na região de Montes Urais, na Rússia, em fevereiro deste ano, chegou-se a conclusão de que “é muito importante  estudar essas coisas”. “Não sabemos se vamos encontrar vida no universo, mas vale à pena estudar. A pergunta que devemos nos fazer é: de onde esse universo com bilhões de galáxias e estrelas pode ter vindo?”.
Além de Funes, também palestraram no plenário da Câmara o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes — que falou sobre os projetos desenvolvidos por sua fundação no Estado de Roraima e das parceria que pretende fazer com municípios na área de cursos profissionalizantes e sustentabilidade —; Pedro Russo, do Programa UNAWE, da Leiden University, Holanda; Laurent Laveder, astrofotógrafo criador do ‘moon games’ (fotos brincando com a Lua – Projeto TWAN – França); Cristian Alberto Góez Tehrán, diretor da Olimpíada Colombiana de Astronomia e presidente da Rede de Astronomia da Colombia; Scott Roberts, da Fundação Explore Scientific (EUA);  Habib Salomón Montoya, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e o doutor em Física e coordenador do Clube de Astronomia Marcelo Souza Oliveira. 

Nenhum comentário: